Os moradores de Bocaina (SP) vão escolher neste domingo (8) quem vai comandar a cidade até o fim deste mandato em 2028. O novo prefeito será escolhido em eleição suplementar, com quatro candidatos na disputa (veja abaixo). A votação será realizada das 8h às 17h e 8.600 eleitores estão aptos a votar.
A nova eleição foi convocada porque o candidato Moacir Zete e o vice dele, Darcy Marangoni, ambos do partido Republicanos, que tiveram o maior número de votos nas eleições em 2024, tiveram o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.
Veja quais são os candidatos:
Quatro chapas disputam a prefeitura de Bocaina. Confira os nomes:
Caio Crepaldi (MDB) – candidato a prefeito com o vice Japa Motos (André de Moraes)
Camila Santos (PL) – candidata a prefeita com o vice Marquinhos Catatau (Marcos Antonio Bodin)
Jonas Marques (União pela Transparência e Respeito pela População) – candidato a prefeito com o vice Vandão do Esporte (Evandro de França Antunes)
Robertinho (Respeito pelo Povo) – candidato a prefeito com a vice Marlene do Zete (Marlene Aparecida Meleto Tosi Zanutto)
Histórico
A eleição em Bocaina teve 7.063 votos totais, o que inclui 296 votos brancos, 4,19% dos votos totais, e 410 votos nulos, 5,80%. A abstenção foi de 1.596 eleitores, 18,43% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
O candidato Moacir Zete recebeu a maioria dos votos para o executivo, mas foi condenado por improbidade administrativa praticada com dolo, má-fé, lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiros, e teve o registro da candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.