A Coragem Política em Catiguá/SP: Um Novo Olhar para a Proteção da Mulher

A cidade de Catiguá acaba de dar um exemplo de vanguarda e compromisso com a vida. Com a recente sanção de uma lei 2901/26 “INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL “FLOR DE LIS” DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NO MUNICÍPIO DE CATIGUÁ” que institui a reeducação do agressor, o município assume um papel de liderança na proteção às vítimas de violência doméstica. Este avanço é fruto direto do trabalho incansável e da sensibilidade de duas vereadoras Ana Paula Botós Alexandre e Luana de Oliveira Alves da Costa, de Catiguá, que idealizaram o projeto de lei, somado à ação decisiva do Prefeito Claudemir José Gava, que demonstrou visão administrativa e humanitária ao torná-lo realidade.

Embora a inspiração técnica tenha vindo de uma sugestão do vereador Junior Cecon, da cidade de Itatiba — a quem rendemos as devidas homenagens pela idealização original — o verdadeiro mérito reside na coragem política local. Foram as parlamentares que trouxeram o debate para a Câmara e foi o Prefeito quem entendeu que punir não basta; é preciso prevenir e educar para que o ciclo de violência seja, enfim, interrompido.

Carregando...

A importância desta lei é imensurável. Temos que entender que a reeducação dos agressores é uma ferramenta de proteção para a mulher. Ao confrontar o comportamento violento através de grupos de reflexão, evitamos a reincidência e salvamos vidas que poderiam ser perdidas no amanhã. A violência doméstica é uma ferida aberta que aniquila a dignidade da mulher, mas cujas sequelas são hereditárias: os filhos, espectadores desse sofrimento, carregam traumas que comprometem seu futuro.

Ao priorizar essa lei, Catiguá protege as famílias por inteiro. Estamos cuidando das mães e garantindo que as crianças cresçam em um ambiente de paz, livre do medo. Parabéns às vereadoras pela iniciativa brilhante e ao Prefeito de Catiguá pela sanção que coloca nossa cidade no caminho do respeito e da segurança para todas as mulheres.

 

Sandra Campos conhece bem a dor e a transformação que podem nascer do sofrimento. Há dois anos, perdeu seu filho, de 24 anos, para o suicídio. Desde então, decidiu transformar a dor em propósito e passou a atuar como ativista pela vida por meio do projeto “Não te julgo, te ajudo!”. Hoje, Sandra se coloca à disposição para ouvir, gratuitamente, pessoas que estejam em sofrimento emocional, oferecendo acolhimento, escuta e humanidade a quem mais precisa. Celular: (11) 94813-7799

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Nota – Equipe da USF Aeroporto atenderá na USF Novo Horizonte durante reforma

Brasil

PM de SP apreende mais de 100 tijolos de maconha e cerca de R$ 250 mil em ação contra o tráfico em Guarulhos

Marília

Marília mobiliza comunidade no combate ao trabalho infantil

Brasil

Petrópolis, na região serrana do Rio, terá novo sinal de TV aberta

Brasil

Polícia Científica conclui laudo sobre explosão de gás em Jaguaré

Marília

Assistência Social e CMDCA capacitam conselheiros tutelares de Marília sobre sistema de informação integrado