Prefeitura revitaliza Bosque Municipal com plantio de 40 ipês-brancos

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, realizou nesta semana mais uma importante ação de revitalização do Bosque Municipal Rangel Pietraroia. A iniciativa contemplou o plantio de 40 mudas de ipês-brancos em estágio avançado na calçada da Rua Manoel Freire, área localizada aos fundos do chamado “Bosque dos Ipês”, no complexo ambiental do bosque municipal.
 
A ação reforça o compromisso da administração municipal com a preservação do meio ambiente, a valorização paisagística e a promoção da qualidade de vida da população. Além da contribuição ecológica proporcionada pela arborização urbana, o plantio fortalece uma das características mais marcantes do bosque: a beleza cênica da florada dos ipês-brancos durante o inverno, considerada uma das paisagens mais emblemáticas do centro-oeste paulista.
 
O Bosque Municipal Rangel Pietraroia possui grande relevância histórica e ambiental para Marília. Com aproximadamente 20 hectares de Mata Atlântica Estacional Semidecidual preservada em área urbana, o espaço representa um dos maiores remanescentes ambientais da região dentro do perímetro urbano, sendo referência em biodiversidade, lazer e convi

Carregando...
vência social.
 
Ao longo das décadas, o bosque consolidou-se como patrimônio afetivo e cultural dos marilienses, reunindo famílias, visitantes e pessoas de diversas cidades da região. Durante a florada dos ipês-brancos, o local transforma-se em um verdadeiro corredor paisagístico natural, atraindo moradores e turistas para momentos de contemplação e visitação.
 
De acordo com o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, investir na dimensão estética da cidade também representa investir no bem-estar da população.
 
“A relação estética urbana possui um papel fundamental na vida das pessoas. Uma cidade que valoriza suas paisagens naturais, seus espaços verdes e sua identidade visual promove pertencimento, bem-estar emocional e qualidade de vida. O bosque tem esse valor simbólico e afetivo para Marília, além de sua importância ambiental”, destacou.
 
A Prefeitura de Marília informa ainda que o Bosque Municipal seguirá recebendo investimentos e ações contínuas de revitalização, com foco na preservação ambiental, ampliação das áreas de convivência e fortalecimento do turismo ecológico e paisagístico da cidade.
 
Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Variedades

Resumos de A Nobreza do Amor: capítulos de 15 a 20 de junho de 2026

Brasil

Rodovias federais registraram 98 mortes no feriado de Corpus Christi

Brasil

Governo de São Paulo forma mais de 1 mil novos policiais militares

Brasil

PM descobre ‘casa bomba’ durante operação contra o crime organizado em Paraisópolis

Marília

Vagas no Mercado de Trabalho para esta terça feira em Marília

Brasil

Polícia e MP de SP fazem operação que apura participação de investigador em plano para matar promotor