Prefeitura de Marília envia projetos de Lei à Câmara propondo reajuste em 4,5% no salário dos servidores municipais e aumento de R$ 60 no vale-alimentação

A Prefeitura Municipal de Marília protocolou dois projetos de Lei na secretaria legislativa da Câmara Municipal de Marília, nesta terça-feira, dia 2 de abril, propondo reajustes na remuneração de todos os servidores da Administração Municipal, inclusive do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) e aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Marília, o Ipremm. Agora, ficará a cargo da presidência do Poder Legislativo incluir na pauta da sessão ordinária a discussão e votação dos dois textos, o PLC (Projeto de Lei Complementar) nº 8/2024 e o PL (Projeto de Lei) nº 43/2024.

As propostas foram construídas durante reunião com técnicos da Prefeitura, entre eles o assessor de gabinete, Dr. Alysson Alex, e diretores do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília (Sindimmar). “Importante pontuar que vamos publicar uma portaria para manter uma comissão permanente de negociação com o sindicato. Se depender da nossa parte, esse importante diálogo com a categoria e com os servidores sempre existirá”, afirmou o Dr. Alysson.

Carregando...

Conforme o Projeto de Lei Complementar 8/2024, a proposta de reajuste dos salários em 4,5% é referente a data-base dos servidores públicos municipais fixada em 1º de abril. O índice oferecido pela Prefeitura Municipal de Marília supera a inflação do período, que corresponde aos últimos 12 meses, estabelecidos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15, com acumulado de 4,14% em março.

A Prefeitura explicou que o reajuste apresentado é o limite da atual capacidade de pagamento do Município e segue à risca as obrigações da Lei de Responsabilidade Fiscal. A previsão do impacto financeiro é de quase R$ 31 milhões já em 2024, sem contar os cálculos dos reajustes da Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília (Fumes) e da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), adequação do Piso Nacional do Magistério e novas contratações.

A outra proposta, que trata do reajuste dos vales, está no Projeto de Lei nº 43/2024, também protocolado nesta terça-feira, dia 2 de abril. Os servidores receberão uma melhoria no vale-alimentação de R$ 60, com este aumento, o benefício chegará a R$ 670, incremento de 9,8%.

Para os servidores da ativa garantimos ainda a manutenção da cesta básica composta de 38 itens e que custa R$ 360,50 até o fim deste ano, que é quando termina o meu mandato. Esse auxílio beneficia principalmente as categorias que têm salários menores. É uma cesta muito completa que influencia diretamente na segurança alimentar das famílias. Os aposentados e pensionistas do Ipremm, os chamados servidores inativos, também receberão o aumento de R$ 60 no vale, que para a categoria é o vale-saúde, alcançando assim o valor de R$ 520. Para eles, este reajuste representa uma melhoria de 13,05%.

Outros benefícios

Muitas melhorias foram implementadas pela administração Daniel Alonso aos servidores nos últimos oito anos, implantadas desde 2017. Um ano antes, ainda na gestão anterior a do governo Daniel Alonso, o vale-alimentação era de apenas R$ 125. Contudo, logo em abril do próximo ano, o prefeito Daniel Alonso autorizou reajuste dobrando o valor do benefício, saltando para R$ 250. Se comparado ao valor inicial, o aumento foi de 436% nestes 8 anos da gestão municipal Daniel Alonso.

Houve a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos em fevereiro de 2022, o que representou um aumento na folha de pagamento da Prefeitura de 10,46%, mais concessão de novos reajustes de vencimento de 4% em 2022 e 6% em 2023. Atualmente, a Prefeitura Municipal de Marília possui em seu quadro de servidores mais de 5.500 trabalhadores. São mais de 70 categorias profissionais distintas e que desde o ano de 2022 contam com o chamado Plano de Carreira. Este reconhecimento era aguardado desde o ano de 1991. “Desde 2017 estamos adotando uma política de valorização dos servidores, ampliando benefícios e assegurando conquistas”, destacou o prefeito Daniel Alonso.

A concessão da cesta natalina para todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas, composta de produtos utilizados nas ceias de natal e de passagem de ano, no valor de até R$ 300 consiste em outro benefício garantido na gestão do atual prefeito de Marília. Todas as licenças-prêmios e a progressão por mérito estão em dia.  O governo regularizou o plano de saúde, incorporou o abono em janeiro de 2017, que passou a servir de base para cálculo de outros benefícios. “Mantemos a política de contratação permanente de servidores municipais aprovados em concursos públicos, todos realizados pela Fundação Vunesp, garantindo quadro adequado de pessoal e qualidade na prestação dos serviços municipais em todas as áreas”, concluiu Daniel.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Esportes

Brasil vence Escócia e marca retorno de Neymar 

Marília

Marília recebe o primeiro lote com 410 doses da vacina Pneumo 20

Brasil

Polícia Civil de SP resgata 141 animais em condições de maus-tratos em residência na zona leste da capital

Esportes

Suíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita

Marília

Marília recebe oficina de geotecnologias para gestão municipal

Marília

Prefeitura promove audiência pública para discutir projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2027