Marília recebe o primeiro lote com 410 doses da vacina Pneumo 20

O município de Marília recebeu na tarde de terça-feira (23 de junho) o primeiro lote da vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite.

Esse primeiro lote soma 410 doses, e a Sala Central de Vacinas, que fica na Secretaria Municipal da Saúde, começou nesta quarta-feira (24) a distribuição para todas as unidades de saúde do município – a previsão é que até sexta-feira (26) essa distribuição seja finalizada.

Carregando...

A vacinação nas unidades terá início na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, das 7h às 17h, para o público-alvo, que é formado por crianças a partir de dois meses até as menores de cinco anos de idade, que ainda não tenham completado o esquema vacinal com a Pneumo 10; e também para alguns casos de condições clínicas especiais, como prematuridade, por exemplo.

Até agora, as vacinas ofertadas para esse caso são a Pneumo 10, Pneumo 13 e a polissacarídica 23. Com a incorporação da Pneumo 20, o Ministério da Saúde inicia uma transição gradual para substituição dos imunizantes, ampliando a proteção contra mais sorotipos da bactéria pneumococo com potencial de prevenção de casos graves.

A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Camila Paris, afirmou que a Pneumo 20 será utilizada apenas para as crianças de 2 meses a cinco anos que ainda não tenham completado o esquema vacinal com a Pneumo 10.

“Os pais e as mães podem ficar tranquilos, pois se a criança completou o esquema com a Pneumo 10, ela está protegida e não tomará a Pneumo 20. Já aquelas dessa faixa etária e que ainda não completaram esse esquema vacinal, poderão sim receber a Pneumo 20. Se alguém tiver qualquer dúvida, procure a unidade de saúde para mais esclarecimentos”, disse a enfermeira.

Já a secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, explicou que os outros imunizantes, como a Pneumo 10, Pneumo 13 e a polissacarídica 23, continuarão a ser utilizados até o final dos estoques.

“Seguiremos a recomendação do Ministério da Saúde para todo o país. Durante a transição, o esquema vacinal infantil será de uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses, uma dose da vacina Pneumo 10 aos 4 meses de idade e um reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas 13 e 23 seguem em uso em estratégias específicas até o fim dos estoques. E após o esgotamento dos estoques das vacinas Pneumo 10, 13 e 23 o esquema passará a ser exclusivamente com a Pneumo 20”, afirmou a secretária. 

Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Esportes

Brasil vence Escócia e marca retorno de Neymar 

Marília

Marília recebe o primeiro lote com 410 doses da vacina Pneumo 20

Brasil

Polícia Civil de SP resgata 141 animais em condições de maus-tratos em residência na zona leste da capital

Esportes

Suíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita

Marília

Marília recebe oficina de geotecnologias para gestão municipal

Marília

Prefeitura promove audiência pública para discutir projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2027