Durante uma ação de limpeza no lago do Jardim das Cerejeiras, em Paraguaçu Paulista (SP), peixes vivos foram vistos sendo despejados na sarjeta, gerando indignação entre moradores e protetores dos animais.
As imagens foram registradas na sexta-feira (4) por uma voluntária da causa animal, que, ao lado do marido, interveio para tentar salvar os animais. O casal recolheu manualmente os peixes que ainda resistiam, encontrando-os expostos ao sol e espalhados pelo asfalto, com muitos já sem vida.
A voluntária relatou que, ao chegar no local, se deparou com a cena dos peixes agonizando fora da água e tentou conversar com um dos trabalhadores que atuavam na limpeza. Sem respostas satisfatórias, ela improvisou um recipiente com uma garrafa plástica e começou a resgatar os que ainda estavam vivos, devolvendo-os ao lago.
A mulher ainda lamentou que um trabalho que deveria ser de manutenção ambiental acabou tratando os animais como “descartáveis”. Ela se indignou ainda pela forma como a operação foi conduzida demonstrando falta de cuidado e planejamento com a vida dos animais aquáticos.
O lago do Jardim das Cerejeiras está localizado na Avenida Brasil, em área central da cidade, e é considerado um dos pontos turísticos de Paraguaçu Paulista.
Em resposta ao ocorrido, a administração municipal informou que a limpeza foi feita por equipes do Departamento de Turismo, que realizaram o esvaziamento parcial do lago para a retirada de peixes, limpeza das pedras e posterior reposição de água. No entanto, reconheceram falhas no processo e afirmaram que haverá apuração para entender o que levou à morte dos animais.
Leia mais O Mariliense