Identificados os sete detentos mortos em incêndio na Penitenciária de Marília

Foto: Secretaria de Administração Penitenciária (SAP)/Divulgação

Sete detentos tiveram suas identidades confirmadas após o incêndio que atingiu uma cela da ala de inclusão e disciplina da Penitenciária de Marília, na tarde de terça-feira (25). A confirmação ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), após equipes de resgate e autoridades concluírem os atendimentos iniciais.

O incidente começou dentro de uma das celas que abrigava 14 internos. De acordo com as investigações preliminares, o fogo foi provocado por um dos presos, que teria iniciado as chamas ao incendiar seus próprios pertences. A fumaça densa tomou rapidamente o espaço, dificultando a ação dos policiais penais, que ainda assim conseguiram retirar todos os detentos.

Carregando...

Sete deles, porém, não resistiram à inalação dos gases tóxicos. Cinco morreram dentro da unidade e outros dois faleceram após serem encaminhados ao Hospital das Clínicas. As vítimas foram identificadas como:

  • Charles Andrey Souto Silva, 44 anos

  • Wender Felipe Maciel, 25 anos

  • Matheus Gregório da Silva, 22 anos

  • Caio Vinícius Oliveira, 25 anos

  • Thiago Nascimento de Oliveira, 33 anos

  • Doildo Diego Pires, 35 anos

  • Wallace Ferreira dos Reis, 22 anos

Os demais internos foram distribuídos entre hospitais e UPAs da cidade, assim como cinco policiais penais que também sofreram os efeitos da fumaça durante o resgate.

Detento suspeito de iniciar o fogo está preso sob escolta

As autoridades também confirmaram a detenção de Leandro Inácio da Silva, de 34 anos, apontado como o responsável por provocar o incêndio. Ele permanece internado sob vigilância no Hospital das Clínicas, após ter sido retirado desacordado da cela devido à grande quantidade de fumaça no local.

Ele estava na ala de inclusão por problemas disciplinares e teria ateado fogo em objetos pessoais como colchão, roupas e outros materiais. As chamas se espalharam rapidamente e atingiram áreas próximas, desencadeando o episódio que resultou nas mortes e feridos.

Investigação e perícia

Parte dos corpos passou por exames necroscópicos durante a madrugada, e os demais foram analisados nesta manhã. Equipes da Polícia Científica realizaram perícia na cela e no corredor da ala disciplinar para esclarecer a dinâmica da tragédia.

A Secretaria da Administração Penitenciária abriu uma investigação interna para avaliar eventuais falhas de segurança e revisar a estrutura do setor onde tudo ocorreu, além de prestar apoio às famílias dos detentos.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Região

Pompeia terá prova de Duathlon no dia 20 de dezembro; inscrições são feitas na Academia Municipal

Brasil

Com COP30, preço de hospedagem em Belém sobe 155% em novembro

Região

Representantes da Rússia e Bolívia visitam Fundação Shunji Nishimura de Pompeia

Brasil

COP30 consolida novo patamar do turismo no Brasil, avalia Sabino

Brasil

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados para vagas em órgãos federais

Marília

Identificados os sete detentos mortos em incêndio na Penitenciária de Marília