Evento Teatral da Unesp Marília apresenta Cástio de Erétria

Escrita em 2021 por um jovem autor de Votuporanga, a peça Cástio de Erétria será apresentada na UNESP de Marília em um formato dinâmico de leitura dramática conjugada a elementos teatrais, tais como iluminação, figurinos e movimentação cênica. A peça faz parte de um ciclo que acontece há dez anos nesta universidade, durante os quais foram apresentadas mais de 80 leituras dramáticas de peças nacionais e estrangeiras. Cástio de Erétria tem à frente um elenco de sete estudantes universitários sob direção de Ana Portich, professora do Departamento de Filosofia da UNESP.

SINOPSE

Cástio de Erétria foi escrito com base em estudos sobre a tragédia grega. A exemplo de Édipo, Orestes e Electra, o protagonista acaba por assassinar seu pai, o rei Prostato, ao saber que ele não passa de um tirano genocida, por prolongar uma guerra que lhe traz vantagens financeiras. Entretanto, Cástio comete o erro trágico de matar sua mãe, a rainha Sília, por engano. Prostato assume a culpa deste crime no lugar do filho e recebe a pena de morte. Hosiais, irmão de Sília, deduz que o verdadeiro assassino tenha sido Cástio e o apunhala por vingança.

Carregando...

ATUALIDADE DA TRAGÉDIA GREGA

O autor simboliza em formato de tragédia uma situação das mais atuais: o rei de Erétria enriquece às custas da vida de seus súditos, assim como os Estados Unidos empreenderam a guerra do Iraque e estenderam a invasão do Afeganistão por mais de vinte anos, para preservar os interesses da indústria bélica, ou mesmo hoje, o presidente Zelensky não hesita em dizimar a população ucraniana enquanto angaria milhões de dólares em paraíso fiscais ou na City de Londres.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Esportes

Fluminense inicia Carioca com vitória suada sobre o Madureira

Esportes

Palmeiras vence Santos e garante mais três pontos no Paulistão

Marília

EDUCAÇÃO: Prefeitura convoca inscritos para provas objetivas do Processo Seletivo neste domingo (18) na Faip

Marília

Polícia investiga uso indevido de marca após denúncia de empresário do setor de ovos em Marília

Brasil

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Região

Homem é multado em R$ 20,4 mil após manter 41 cobras exóticas e mais de 260 ovos em casa