O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de Marília, divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), comprova que a cidade está entre a elite da educação municipal em todo o Brasil.
Conforme o indicador educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, as escolas que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Marília alcançaram o 2º Ideb entre todas as cidades do Estado de São Paulo que possuem população de 200 mil a 300 mil habitantes. Ou seja, Marília tem o 2º melhor Ideb entre todas as cidades médias do Estado mais desenvolvido e rico de todo o País.
Marília é superior a várias cidades médias, e até grandes, do Estado de São Paulo, a exemplo de Presidente Prudente (6,6), Ribeirão Preto (5,9), São José dos Campos (6,8), Rio Preto (6,4), Bauru (5,9), Botucatu (6,3), Campinas (5,6), Garça (6,4), Mirassol (6,9), Paraguaçu Paulista (6,5), Araçatuba (6,9), Araraquara (6,3) e Assis (6,3), entre outras cidades. O Ideb de Marília chega a ser superior do que o da própria capital paulista, que alcançou em sua rede municipal a nota 5,6.
Principal indicador da educação básica pública e privada, o Ideb varia de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos (os dados atuais são de 2023) para os anos iniciais e finais dos ensinos Fundamental e Médio. Para compor o Ideb, o MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação de Português e Matemática, aplicada de outubro e novembro do ano passado, e os índices de aprovação, o Censo Escolar.
Todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) conquistaram Ideb maior que o da edição anterior (2021), sendo um dos indicadores responsáveis por esse resultado positivo a permanente formação oferecida aos profissionais que integram o quadro da educação do Município. A Rede Municipal de Marília é grande, composta por 8.800 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Por fim, leia mais O Mariliense