Diogo anuncia medidas para primeira infância, integração da rede protetiva e conselhos municipais

O prefeito Diogo Ceschim assinou, na manhã desta segunda-feira (03/02), uma série de atos estruturantes da política de desenvolvimento social do Município. “É um passo importante que estamos dando hoje, colocando os fundamentos de ações que farão diferença no futuro de Pompeia, de nossas crianças e de nossas famílias”, afirmou Diogo.

O anúncio foi acompanhado pelo vice-prefeito Carlos Rogério, que dirige a Secretaria da Família, Primeira Infância e Juventude. “Hoje, definitivamente, é um dia histórico para Pompeia. Vamos trabalhar duro para tornar essas políticas públicas uma realidade na nossa cidade”, afirmou.

Carregando...

Também estiveram presentes a presidente do Fundo Social, Mariana Maranho, e o Secretário de Desenvolvimento Social e Econômico, Paulo Henrique Barbosa.

Primeira Infância

Um dos decretos editados cria a comissão de elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância. Será o primeiro da história de Pompeia e marca uma concepção moderna de políticas públicas, em linha com o que há de mais avançado em pesquisas internacionais.

A primeira infância é o período que vai do nascimento aos seis anos de idade. Nessa fase, o cérebro da criança está em rápida formação, estabelecendo bases cognitivas, emocionais e sociais que influenciarão toda a sua vida no futuro.

Estudos demonstram que políticas públicas integradas para a primeira infância impactam toda a trajetória de vida da criança em áreas críticas para seu bem-estar: performance escolar, condições de saúde física e mental, empregabilidade e renda.

Rede Integrada

Diogo também criou a Rede Integrada de Proteção à Criança, ao Adolescente, ao Idoso e à Família. Ela será composta por órgãos da Administração, entidades, conselhos municipais, representantes do sistema de justiça e por empresas locais.

Um de seus objetivos será “promover a atuação conjunta dos atores das políticas públicas dirigidas à criança, ao adolescente, ao idoso e à família”. Entre suas diretrizes de atuação, estão a intersetorialidade, a participação social e a centralidade da família na proteção social.

Casa dos Conselhos

Outro ato do que ficou chamado de “Decretaço do Bem” foi a regulamentação da Casa dos Conselhos. Relatório da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico apontou a falta de estruturação oficial da repartição e um estado de desorganização e ineficiência preocupantes.

A medida foi celebrada como o primeiro passo para tornar os conselhos municipais efetivos e fortalecer os espaços de participação social e a interação entre governo municipal e a sociedade civil em temas de interesse público.

 

Leia mais O Mariliense

 

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Juros do crédito pessoal e cartão rotativo avançam para as famílias

Brasil

Morre Mãe Carmen, líder do Terreiro do Gantois em Salvador

Brasil

Após fuga, autoridades procuram 12 detentos de prisão em Maués (AM)

Brasil

Vendas do Tesouro Direto somam R$ 6,2 bilhões em novembro

Brasil

Todo o estado de São Paulo terá sexta-feira de muito calor

Brasil

São Paulo tem nova máxima histórica para dezembro, com 36,2°C