Ação inédita da Prefeitura Municipal de Marília vacina cães de moradores em situação de rua no Centro POP

Pessoas que vivem em situação de rua em Marília tiveram a oportunidade de vacinar seus animais de estimação contra a raiva. A ação inédita da Prefeitura Municipal de Marília, realizada pelas Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu quinta-feira, dia 8 de fevereiro, no Centro POP, o serviço municipal especializado para pessoas em situação de rua.

Na oportunidade, 12 cães receberam a imunização. Caramelo, Doguinho, Negão, Bambam, Pedrito, Pitoco, Betovem, Sansão, Mandraque, Safira, Gabi e Aparecido foram levados por seus tutores para participar da ação. As doses foram aplicadas pela Vigilância Ambiental (antiga Divisão de Zoonoses), da Secretaria Municipal de Saúde de Marília.

A vacina é o único meio preventivo da raiva, doença viral com quase 100% de mortalidade. Apesar de ser uma enfermidade controlada no Brasil, ainda assim é grave e pode ser transmitida para o ser humano por meio da mordida ou saliva do animal contaminado. “Muitos desses animais são considerados por seus tutores, como o membro familiar mais próximo de seu convívio. É importante olharmos para esses bichinhos de forma mais cuidadosa e direta e ficamos felizes em ter oferecido o imunizante contra essa terrível doença e a adesão foi excelente”, pontuou a coordenadora do Centro POP, Patrícia Ernica Almeida de Cerqueira César.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno, ressaltou que os moradores em situação de rua e seus animais precisam de atenção especial. “A relação das pessoas em situação de rua com seus animais costuma ser intensa. Numa família com residência fixa, habitualmente o cão possui função de amizade, companhia e guarda. Morando nas ruas com seu tutor, o cão assume também funções como aquecimento nas noites frias, alarme quando do aparecimento de pessoas e proteção às adversidades” explicou.

O prefeito Daniel Alonso ressaltou a estratégia integrada de duas essenciais pastas para a administração municipal, a da Saúde e da Assistência Social, para a concretização de um atendimento inédito. “A aplicação de vacinação antirrábica é um trabalho de prevenção, quero parabenizar a todos por esta importante iniciativa”, finalizou o prefeito.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima