Hitachi anuncia nova fábrica visando data centers e energia renovável

A companhia Hitachi Energy inicia nesta terça-feira (26) a construção de nova fábrica de transformadores elétricos de potência no Vale do Paraíba, em Pindamonhangaba, no interior paulista. O anúncio deverá contar com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, natural do município.

Segundo a empresa, os equipamentos que serão fabricados na nova planta são essenciais para a operação das redes elétricas, na expansão da geração de energia renovável e desempenham papel fundamental na construção de data centers – necessários para viabilizar tecnologias de inteligência artificial. 

A nova fábrica faz parte de um investimento de cerca de US$ 200 milhões da Hitachi Energy no Brasil, anunciado em 2024. Cerca de 80% desse valor serão destinados à construção da nova unidade.

“A localização estratégica da cidade, no interior de São Paulo, foi decisiva para a escolha, já que está entre São Paulo e o Rio de Janeiro e próxima aos portos de Itaguaí (RJ) e Santos (SP). Prevista para ser concluída em 2028, a fábrica contará com produção de transformadores de última geração, utilizando maquinário moderno e eficiente”, destacou a companhia, em nota.

A nova fábrica é a terceira planta industrial da empresa no Brasil, que já tem unidades em Guarulhos (SP) e Blumenau (SC).  A área construída será de 46.300 metros quadrados, na primeira fase, e deverá gerar 450 empregos diretos e cerca de 1,8 mil indiretos.
 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
 

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Hitachi anuncia nova fábrica visando data centers e energia renovável

Brasil

Operação em SP mira quadrilha de estrangeiros envolvida em golpes virtuais

Marília

Equipes de Marília iniciam disputa da Copa Estadual em diversas modalidades

Região

Prefeito Diogo cria lei que prevê investimentos para manutenção e modernização da Polícia Militar

Brasil

Prévia da inflação oficial de agosto recua 0,14%, diz IBGE

Marília

Ciclista Aurélio Magalhães chegará a Marília após oito anos dando a volta ao mundo sobre duas rodas