Saúde de Marília distribue kits de EPIs de proteção dos raios solares para os agentes de saúde e de controle de endemias

Agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, agentes de controle de zoonoses, supervisores e médicos veterinários da Secretaria Municipal de Saúde de Marília receberam nesta sexta-feira, dia 25 de outubro de 2024, kits de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a prevenção à exposição aos raios ultravioletas.

Ao todo, a Prefeitura Municipal de Marília está distribuindo 450 kits, compostos por duas camisetas de mangas longas e de proteção UV (ultravioleta), óculos de proteção UV (e para quem utiliza óculos de grau, uma armação com lentes protetoras UV) e um boné com palas que cobrem o pescoço.

Os servidores municipais já podem utilizar os EPIs no cotidiano de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue e de outras doenças, como a chikungunya. De acordo com as informações da supervisora de zoonoses, Vivian Martinelli Funai, os equipamentos permitirão aos agentes, supervisores e médicos veterinários enfrentarem os raios solares durante todo exercício das atividades preventivas nas atividades externas. “Estamos fornecendo os EPIs em um momento essencial do trabalho de luta contra o Aedes aegypti”, considerou.

10 minutos contra a dengue

A população pode e deve cooperar neste combate, principalmente permitindo a entrada dos agentes comunitários e das equipes da Saúde. Em casa, por apenas 10 minutos é possível fazer uma checagem preventiva, seguindo o seguinte roteiro: confira as caixas d’água, calhas totalmente limpas, galões e tonéis bem vedados, pneus sem água e em lugares cobertos, garrafas vazias e boca para baixo, ralos pouco utilizados tampados ou com detergente, bandejas de ar-condicionado limpas e sem água, bandejas de geladeiras sem água, pratos de vaso de planta com areia até a borda, bromélias e outras plantas sem acúmulo de água, vasos sanitários sem uso fechados, vasilhas dos animais bem lavadas com água e sabão no mínimo duas vezes por semana e piscinas e fontes sempre tratadas.

Importante: verifique o quintal e a casa, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água. Uma vez por semana é suficiente para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Em caso de dúvida, compareça à unidade de saúde mais próxima de sua casa. Mais informações, www.marilia.sp.gov.br/dengue.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima