Da zona sul de Marília para o mundo, bicampeão mundial de karatê, Dr. Renato quer aproveitar experiência para resgatar esporte mariliense

Um dos nomes mais cotados para assumir uma futura cadeira na Câmara dos Vereadores de Marília é o do ex-bicampeão mundial de Karatê, Dr. Renato Augusto da Silva que, com sua experiência na modalidade, que resgatar o esporte mariliense e, principalmente, o trabalho social através do esporte, o que, segundo ele, transforma a vida das crianças e dos jovens, fazendo com que se tornem bons cidadãos.

Nascido em São Paulo, Renato Augusto veio para Marília com apenas oito anos de idade e o interesse pelas artes marciais herdou do pai, quando teve contato com as modalidades de taekwondo, judô, capoeira e karatê, entre outras,

Foi no karatê que Dr. Renato construiu sua carreira vitoriosa, sendo discípulo do mestre Yoshihide Shinzato, do estilo Shorin-Ryu, sendo diplomado pela FPK (Federação Paulista de Karatê), 3º Dan, e também pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), que é vinculada à WKF (World Karate Federation).

Como professor de karatê, ele iniciou as aulas em 1990 no extinto Clube dos Bancários e, em menos de um ano, tinha mais de 80 alunos. Com o crescimento desse projeto, deu início às escolinhas de karatê nos centros comunitários, começando assim um trabalho social em todas as regiões da cidade. Nessa época já eram mais de 170 alunos praticando karatê e aprendendo lições para toda a vida, como respeito, dignidade e disciplina.

Mesmo trabalhando como professor, Dr. Renato continuou se dedicando aos treinamentos como atleta, em busca do grande sonho de se tornar um campeão brasileiro. A grande dificuldade em obter patrocínios e apoio dos órgãos públicos serviu de incentivo ao atleta, que se tornou campeão sete vezes consecutivos dos Jogos Regionais, o que foi inédito na cidade, além de títulos paulista, brasileiro, sul-americano e pan-americano.

E a vitoriosa carreira foi coroada com a conquista de dois títulos mundiais: em 1996 no Chile e em 2000 na Espanha. Com os títulos mundiais, Dr. Renato foi contratado pelo Vasco da Gama (RJ), que era o grande clube de karatê do país.

O bicampeão mundial de karatê também se dedicou aos estudos, fazendo o curso de Educação Física na Unimar (Universidade de Marília), dando sequência ao trabalho como professor de karatê, tendo o orgulho de ter trabalhado com mais de 6.500 crianças e jovens.

´Conseguimos fazer 20 campeões, mas o principal troféu que tenho é que formei mais de 6 mil cidadãos de bem. Isso não tem preço. Conseguimos mudar o futuro desses jovens, que constituíram família e se tornaram grandes cidadãos, cumpridores dos seus deveres´.

Dr. Renato vai usar esse conhecimento para fazer a diferença no esporte mariliense, tendo como sua meta principal a idealização do Centro de Treinamento Olímpico, onde as crianças poderão escolher a melhor modalidade esportiva ou serem direcionadas pelos professores que estarão à frente desse projeto.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima