Centenas de detentos da Penitenciária de Marília e do Centro de Ressocialização (CR) foram liberados nessa terça-feira (17) para a saída temporária de setembro. O retorno está previsto para a próxima segunda-feira (23). Embora o Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) não tenha divulgado o número exato de beneficiados, estima-se que cerca de 600 presos tenham obtido a liberdade por bom comportamento.
Na última saída temporária, 11 detentos não retornaram às unidades prisionais de Marília. Naquela ocasião, 599 presos do regime semiaberto foram liberados, sendo 425 da Penitenciária de Marília, com 10 evasões, e 174 do CR, com um foragido.
A saída temporária, prevista pela legislação, ocorre cinco vezes ao ano em datas comemorativas como Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais. Para evitar a liberação simultânea em todas as regiões, há um revezamento entre as unidades prisionais.
Detentos com bom comportamento, residência fixa e que tenham cumprido ao menos 1/6 da pena, se primários, ou 1/4, se reincidentes, têm direito ao benefício. Durante o período de liberdade, eles devem seguir regras rigorosas, como permanecer no endereço informado, portar documentos, evitar locais de má reputação e não realizar viagens não autorizadas.
Por fim, leia mais O Mariliense