Marília inicia campanha de vacinação contra gripe com meta para imunizar mais de 100 mil moradores

A vacinação contra a gripe em Marília terá início nesta segunda-feira, dia 25, a partir do meio-dia (12h). A Prefeitura Municipal de Marília aderiu a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tradicionalmente era realizada entre abril e maio. As doses estarão disponíveis nas 52 unidades da Secretaria Municipal de Saúde, inicialmente para público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, que no Município é formado por mais 100 mil moradores (102 mil).

A supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, Alessandra Arrigoni, explicou que a vacinação é necessária para diminuir a incidência de doenças por transmissão respiratória e também “reduzir a possibilidade de agravamento das doenças respiratórias, o que leva o paciente a diminuir chances de internação e óbito”.

Carregando...

Outra situação importante ressaltada é a baixa adesão do público-alvo às campanhas de vacinação. “As pessoas, principalmente os pais, não estão levando a sério as campanhas de vacinação. As crianças estão perdendo a oportunidade de serem vacinadas na idade certa e estarem protegidas”, alertou a supervisora Alessandra Arrigoni.

No ano passado, foram aplicadas 67.641 doses contra a gripe nas pessoas do público-alvo, significando uma taxa de 66,36% vacinados. “Neste ano, por conta da baixa adesão recorrente das últimas campanhas de influenza, Marília vai manter por apenas 10 dias os grupos prioritários, abrindo o benefício para a população geral após esse período”, concluiu.

Público-alvo

O público-alvo é definido por crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de Segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Atendimento

O Município possui unidades de saúde distribuídas em todas as regiões de Marília, com atendimento no período das 7 às 17 horas. A unidade de saúde Nova Marília, na zona Sul, também atende no período noturno, das 17 às 22 horas. É necessário apresentar documento com foto para receber a vacina.

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Após fuga, autoridades procuram 12 detentos de prisão em Maués (AM)

Brasil

Colégio Marista, em Santa Maria (RS), é atingido por incêndio

Brasil

Brasil tem cerca de 30 milhões de animais domésticos abandonados

Brasil

Ultraleve cai no mar de Copacabana, no Rio de Janeiro

Brasil

DOU publica extrato de empréstimo de R$ 12 bilhões para os Correios

Brasil

São Paulo tem nova máxima histórica para dezembro, com 36,2°C