Documentário sobre o inventor da câmera de 360 graus, ‘Sebastião Leme’ tem pré-estreia em Marília

DOCUMENTÁRIO SEBASTIÃO LEME

O documentário ‘Sebastião Leme’ tem pré-estreia agendada para esta quarta-feira, dia 12 de abril, no Cine Esmeralda. O filme tem direção do cineasta mariliense Rodrigo Grota – hoje radicado em Londrina, Paraná – e narra a trajetória do fotógrafo Sebastião Carvalho Leme (1918-2007), pioneiro da Imprensa local e criador da câmera fotográfica que captava imagens em 360 graus.

O projeto ‘Sebastião Leme’ conquistou o 2º lugar no Edital de Chamamento Público nº 02/2021, da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura de Marília. A pré-estreia gratuita está programada para às 20 horas desta quarta-feira (12) no Cine Esmeralda – sala de cinema do Esmeralda Shopping, avenida das Esmeraldas, nº 701. Dirigido por Grota – vencedor de vários prêmios Kikitos, no Festival de Cinema de Gramado – o documentário foi produzido pela produtora Nossa Quintal. Antes da exibição, nesta quarta-feira, o cineasta Grota lança seu livro ‘Fantásmatika’.

Financiado através de edital de fomento da Secretaria Municipal da Cultura de Marília em 2021, o documentário ‘Sebastião Leme’ coletou mais de 15 entrevistas e obteve acesso direto ao acervo preservado pela família Leme, doado à Câmara Municipal de Marília. Em parceria com campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Marília, o grupo de pesquisa coordenado pela bibliotecária Wilza Matos auxiliou na limpeza, organização e digitalização de parte do acervo, que contém mais de 20 mil negativos, fotografias, jornais, revistas, VHS e rolos de película de 8, 15 e 32 mm.

O Clube de Cinema também foi um local de pesquisa, a equipe teve contato com documentos e imagens que retratam a era de ouro do cinema interiorano e os personagens que participaram desse momento.

Segundo o produtor Brunno Alexandre, a experiência foi incrível. “O acervo de Sebastião Carvalho Leme revelou a complexidade de um artista completo, pesquisador, cinegrafista, poeta, fotógrafo e inventor, à frente de seu tempo. Estamos contentes com o resultado e agora o desafio é levar o nome de Leme para festivais nacionais e internacionais, preservando sua memória e difundindo sua obra”, disse.

A pré-estreia do documentário “Sebastião Leme” é uma oportunidade para os amantes da cultura e do cinema conhecerem a obra desse artista completo. A exibição é gratuita e será realizada no Cine Esmeralda, localizado na Avenida das Esmeraldas, 701, no Jardim Tangará.

O prefeito municipal de Marília, Daniel Alonso, ressaltou que o talento e a dedicação do fotógrafo Sebastião de Carvalho Leme são valores que todo mariliense precisa conhecer. “É dever do Poder Público preservar a história de homens e mulheres que ajudaram a escrever a nossa história, a história da nossa gente. Sebastião de Carvalho Leme é uma destas personalidades que nos dão orgulho de ser mariliense. Com certeza, o documentário apresentará a biografia deste grande mariliense para as atuais e futuras gerações”, comentou o chefe do Poder Executivo. Daniel Alonso lembrou que Sebastião de Carvalho Leme teve papel estratégico na Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília, conseguindo, inclusive, o registro cinematográfico em depoimento do 1º prefeito de Marília, o engenheiro Durval de Menezes, que morava no Rio de Janeiro na época da gravação.

Sinopse

A trajetória artística de Sebastião Carvalho Leme (1918-2007), autor de uma obra composta por mais de 20 mil fotos, e responsável nos anos 1950 pela invenção de uma câmera fotográfica que registrava imagens em 360 graus. Autodidata, portador de uma deficiência auditiva e tendo passado a maior parte da sua vida em Marília (SP), Leme construiu uma obra múltipla, em variadas linguagens, com destaque para sua atuação no Cinema, no Jornalismo e nas Artes Gráficas. Desconhecida ainda do grande público, esta obra está sendo recuperada a partir de uma pesquisa contínua em seu acervo, cujo resultado inicial é a realização deste documentário dirigido pelo cineasta Rodrigo Grota e produzido pela produtora Nosso Quintal.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Marília

Secretaria de Esportes prepara delegação com mais de 300 pessoas para os Jogos Abertos do Interior

Brasil

Toyota retoma produção de veículos no país após paralisação de 40 dias

Brasil

Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil por 3 dias

Brasil

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 41 milhões

Brasil

Produção industrial recua 0,4% em setembro, mostra IBGE