Zona Sul recebe ação especial com o plantio de 400 árvores nativas e frutíferas 

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, realizou o plantio de aproximadamente 400 árvores nativas e frutíferas na lateral do ginásio da Cemesc, na Avenida Mem de Sá, na zona sul da cidade.
A ação integra o planejamento estratégico da Secretaria, que aproveita o período de chuvas, entre os meses de dezembro e março, para intensificar o plantio de mudas em diversos pontos do município.

De acordo com o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, o objetivo é promover uma arborização urbana mais concentrada, contribuindo para uma cidade mais verde e ambientalmente equilibrada.
“Entendemos que existe a necessidade de realizar uma arborização mais concentrada, com a finalidade de deixar a cidade mais oxigenada, ampliar o sequestro de CO₂, reduzir a formação de ilhas de calor e garantir todos os serviços ambientais que as árvores oferecem. Um dos nossos principais objetivos é a formação de pequenas florestas urbanas”, destacou Rodrigo Más.

Carregando...

Entre as espécies nativas plantadas estão ingá, ipê, jequitibá, jatobá, entre outras. Já as frutíferas incluem acerola, amora, pitanga, goiaba, calabura, além de outras variedades.

Rodrigo Más também ressaltou que o local do plantio possui grande relevância ambiental. “O plantio está sendo realizado ao lado de uma Área de Preservação Permanente (APP), onde existe uma nascente. Estamos fazendo o plantio no entorno dessa nascente, o que torna a ação ainda mais importante do ponto de vista ambiental, já que as árvores desempenham um papel fundamental na proteção dos recursos hídricos”, explicou.

O secretário adjunto destacou ainda que o projeto conta com o apoio do vice-prefeito Rogerinho, que acompanha de perto as demandas ambientais do município e tem solicitado ações estratégicas de plantio, especialmente voltadas à formação de bosques urbanos.

Outro ponto abordado por Rodrigo Más foi a necessidade de enfrentar um problema socioambiental registrado na cidade. “Temos um problema relacionado à presença de animais soltos, como gados e cavalos, que acabam invadindo áreas verdes e APPs, causando danos ambientais. Por isso, será realizado o cercamento da área de plantio, além de um trabalho em parceria com a Polícia Ambiental, para fiscalizar e garantir que as mudas não sejam pisoteadas”, afirmou.

Segundo o secretário adjunto, a área será monitorada constantemente, assegurando a preservação das árvores plantadas e o sucesso da ação ambiental.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Marília com a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população.

Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

INSS: PF faz nova operação contra descontos ilegais de pensionistas

Marília

Pagamento da segunda parcela do 13º salário é antecipada aos servidores municipais

Brasil

Brasil espera assinatura rápida do acordo Mercosul–UE, diz Alckmin

Região

Polícia Militar de Pompeia prende dois traficantes e grande quantidade de drogas

Brasil

CMN amplia socorro a produtores afetados pelo clima

Brasil

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher