Prefeitos e gestores de quase 60 Prefeituras participaram, na manhã de ontem (6), de encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para tratar de tecnologias que melhorem a prestação dos serviços públicos nas cidades do Centro-Oeste Paulista – Marília foi representada pelo secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto.
“Para nós da Rede Cidade Digital é importantíssimo trazer informações cada vez mais diferenciadas e conhecimentos, a fim de contribuir com os municípios para que executem as suas políticas públicas e se inspirem em modelos que estão dando tão certo em algumas cidades como Ourinhos, Marília e Assis”, disse o diretor da RCD, José Marinho, sobre os casos de sucesso apresentados no Webinar das Cidades Digitais da região.
Um dos pontos que devem melhorar a oferta de conectividade nos municípios, segundo o coordenador-Geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos do Ministério das Comunicações, Otto Fernandes Solino, será a implantação do 5G, já que a Portaria 418/2020 inclui, entre os compromissos para as empresas vencedoras, o investimento e disponibilização, por exemplo, de internet 4G em localidades rurais desassistidas, com população superior 600 habitantes.
“Isso representa um grande avanço para os municípios porque a conectividade vai ser muito mais presente na vida das pessoas. O 5G vai nos possibilitar o desenvolvimento pleno da internet das coisas. E os municípios que não estiverem preparados para receber essa infraestrutura infelizmente vão acabar ficando para trás”, alerta o representante do MCom no encontro.
“E também vai se estimular a implantação de rede transporte em fibra para os municípios que ainda não tem essa infraestrutura”.
Segundo Solino, o edital da Anatel traz a necessidade dos municípios se adequarem à Lei Geral das Antenas (13.116/2015). “Tem muita legislação municipal que ainda não se adaptou a isso”, argumenta – confira os detalhes sobre as obrigações dos municípios em relação à Lei Geral das Antenas no Webinar das Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista.
Outro ponto que as Prefeituras devem dar atenção é a segurança da informação nas cidades inteligentes, conforme ressalta o secretário de TI da Prefeitura de Marília, Eduardo Yamamoto. Com a explosão de ataques cibernéticos durante a pandemia no país, ele lembra que os prejuízos vão desde serviços paralisados a perdas financeiras.
“É uma preocupação como os municípios tratam os dados de munícipes”, argumenta. “Hoje a gente possui semáforos e câmeras controlados por um CCO. Se as cidades não utilizarem a segurança em primeiro lugar, ela realmente pode entrar em colapso”, disse Yamamoto.
O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, também lembrou a importância do uso da tecnologia para comunicação com a população. “Hoje a população acaba sofrendo muito por não ter um local adequado e seguro de buscar a informação correta e verdadeira. Então nós precisamos ter, os órgãos públicos, principalmente, ativos em todas as redes sociais para ter essa proximidade com a população de maneira geral”, afirmou o prefeito.
O Webinar das Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sonner, ClipEscola, AX4B, Fibra Óptica Rio Preto e Gov18.
Por fim, leia mais O Mariliense
Fonte: Comunicação PMM