Oi, pessoal, como vocês estão? Espero que estejam bem e desejo uma ótima semana pra nós!
Que friozinho, não? Pelo menos aqui no Brasil e em algumas regiões do sudeste, centro-oeste e sul, estamos experimentando um clima “geladinho”. Como está aí onde você está?
Quero falar sobre a relação do frio com nossas emoções. Você fica triste no frio? Mais quieto, mais introvertido…
O frio altera seu humor?
Se a resposta for sim, altera meu humor, fique em paz que vou aqui explicar um pouquinho das possibilidades de alterações no outono e inverno. Existem algumas variáveis que podem ajudar nessa mudança de humor. Vou trazer aqui 3 de tantas variáveis que você pode viver nesse período.
Luz solar: nessas estações, ficamos menos expostos a luz solar e é sabido que ela tem uma ação direta na produção de serotonina, “hormônio da felicidade”. O mesmo hormônio que também tem sua produção intensificada na prática de exercícios físicos, então, próximo item;
Exercício físico: que frio pra trocar de roupa e “desenferrujar” numa esteira, não é mesmo? Se deixamos de lado o exercício físico nessa época, também pode afetar o nosso humor, pois ele ajuda também na produção de serotonina e deixamos de sentir as respostas imediatas de um treino.
Isolamento: ficamos mais isolados, quietinhos, porque está frio e não temos animo de sair de casa. Então deixamos de nos relacionar, dar risada e trocar experiências. Vem logo na cabeça aquela cena do filme e guloseimas no fim de semana, e isso fica mais difícil ainda pra quem sente falta do bendito “cobertor de orelha” (aconchego amoroso). A falta pode ficar mais evidente.
O que fazer?
Em primeiro lugar, precisamos entender esse contexto e esse momento, trazendo um pouco de naturalidade para ele afim de não intensificarmos ou catastrofizarmos as coisas, certo?
Posteriormente, precisamos tentar “sair da toca”. Nos expor ao pouco de luz solar que tivermos, nos agasalhar e curtir o ventinho frio no rosto com um belo chocolate quente nas mãos, tentar socializar mesmo que seja regado a uma fondue, hummm…
Precisamos tentar nos movimentar nesses períodos, tentar manter nossa rotina.
Me lembro do meu pai sempre reclamando do frio sem meia nos pés, rsrsr. Eu sempre falava: “que tal se agasalhar”?
Pois é… que tal tentar manter um pouco da sua rotina e tentar vivenciar essa estação da melhor maneira possível?
Mas, se seus sintomas de tristeza intensa, desanimo, rebaixamento de humor, persistirem por mais de duas semanas, procure um profissional. Podemos estar falando de um quadro de depressão sazonal que pode se cronificar, ok?
Grande beijo pra vocês e estou por aqui!
Dra Ana Gláucia Lima CRP 06/119519
Redes Sociais @psicologaanaglaucialima
WhatsApp: 14 99746-4490