Em um confronto válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama e Atlético-MG empataram em 1 a 1 neste domingo, em São Januário. O resultado, embora adicione um ponto à tabela de ambas as equipes, deixa um gosto amargo para o Vasco, que segue na zona de rebaixamento, enquanto o Galo perde a oportunidade de ascender na classificação. Vegetti marcou o gol cruzmaltino, e Gabriel Menino, logo no início, balançou as redes para os mineiros.
Com o ponto somado, o Vasco alcança 16 pontos, mas permanece na 17ª posição, duas unidades atrás do Vitória, a primeira equipe fora do Z4. A luta contra o rebaixamento segue intensa para o time carioca. O Atlético-MG, por sua vez, com 24 pontos, mantém-se na décima colocação.
O jogo
A partida começou com um susto para a torcida vascaína. Com menos de um minuto de jogo, o Atlético-MG surpreendeu ao abrir o placar. Gabriel Menino recebeu um passe na entrada da área e acertou um belo chute, indefensável para o goleiro Léo Jardim, colocando o Galo em vantagem.
O gol precoce forçou o Vasco a sair para o ataque em busca do empate. A primeira ameaça cruzmaltina veio com um chute de Tchê Tchê aos 13 minutos. Logo em seguida, a sorte sorriu para o time da casa: Coutinho foi derrubado na área e, após revisão do VAR, um pênalti foi assinalado. Vegetti, com categoria, cobrou e não deu chances a Everson, deixando tudo igual.
Após o empate, o confronto se tornou mais aberto, com as duas equipes buscando o gol. O Atlético-MG assustou novamente aos 22 minutos, com um chute de Rony que exigiu boa defesa de Léo Jardim. O Vasco, por sua vez, manteve a posse de bola e criou duas boas oportunidades em cruzamentos, com Puma Rodríguez cabeceando mal e Rayan mandando por cima do travessão. Nos minutos finais da primeira etapa, Léo Jardim salvou o Vasco em cobrança de falta de Scarpa, e Everson fez grande defesa em cabeçada de Paulo Henrique, garantindo a igualdade no placar até o intervalo.
Segundo tempo
A etapa final também começou com o Atlético-MG assustando, com Lyanco finalizando por cima do travessão após uma cobrança de falta. O Vasco reagiu ao susto e quase virou aos nove minutos, quando Coutinho aproveitou um erro de passe da defesa e, ao entrar na área, finalizou para uma grande defesa de Everson.
Após um início movimentado, o jogo se tornou mais equilibrado, mas as duas equipes começaram a pecar no setor ofensivo, com dificuldades em criar lances de real perigo. O Vasco voltou a ameaçar em dois lances com Tchê Tchê, com a bola passando muito perto do gol. O Atlético-MG respondeu em um contra-ataque rápido, com Rony cruzando para Biel, que, na pequena área, mandou por cima do travessão.
Nos minutos finais, o equilíbrio se manteve, e tanto Vasco quanto Atlético-MG priorizaram a segurança defensiva, resultando em um empate que não alterou significativamente a situação de nenhuma das equipes na tabela.
Próximos desafios
O Vasco terá um novo desafio decisivo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando visitará o Santos pela 20ª rodada do Brasileirão, em busca de pontos vitais para sair da zona de rebaixamento. O Atlético-MG, por sua vez, foca agora na Copa Sul-Americana, enfrentando o Godoy Cruz nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), pelo jogo de ida das oitavas de final da competição continental.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 x 1 ATLÉTICO-MG
Data: 10/08/2025
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Paulo Henrique e Pablo Vegetti (Vasco); Alexander (Atlético-MG)
GOLS: Pablo Vegetti, aos 18’ do 1°T (Vasco) / Gabriel Menino, aos 0’ do 1°T (Atlético-MG).
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique (Victor Luís), João Victor, Lucas Freitas e Puma Rodríguez; Hugo Moura, Tchê Tchê e Coutinho (Garré); Rayan, Nuno Moreira (David) e Pablo Vegetti. Técnico: Fernando Diniz
ATLÉTICO-MG: Everson, Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Biel), Gustavo Scarpa (Caio Paulista) e Igor Gomes (Alexander); Cuello (Junior Santos) e Rony (Bernard). Técnico: Cuca.