Vasco e Atlético-MG empatam em São Januário em jogo de luta e frustrações

Em um confronto válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama e Atlético-MG empataram em 1 a 1 neste domingo, em São Januário. O resultado, embora adicione um ponto à tabela de ambas as equipes, deixa um gosto amargo para o Vasco, que segue na zona de rebaixamento, enquanto o Galo perde a oportunidade de ascender na classificação. Vegetti marcou o gol cruzmaltino, e Gabriel Menino, logo no início, balançou as redes para os mineiros.

Com o ponto somado, o Vasco alcança 16 pontos, mas permanece na 17ª posição, duas unidades atrás do Vitória, a primeira equipe fora do Z4. A luta contra o rebaixamento segue intensa para o time carioca. O Atlético-MG, por sua vez, com 24 pontos, mantém-se na décima colocação.

Carregando...

O jogo

A partida começou com um susto para a torcida vascaína. Com menos de um minuto de jogo, o Atlético-MG surpreendeu ao abrir o placar. Gabriel Menino recebeu um passe na entrada da área e acertou um belo chute, indefensável para o goleiro Léo Jardim, colocando o Galo em vantagem.

O gol precoce forçou o Vasco a sair para o ataque em busca do empate. A primeira ameaça cruzmaltina veio com um chute de Tchê Tchê aos 13 minutos. Logo em seguida, a sorte sorriu para o time da casa: Coutinho foi derrubado na área e, após revisão do VAR, um pênalti foi assinalado. Vegetti, com categoria, cobrou e não deu chances a Everson, deixando tudo igual.

Após o empate, o confronto se tornou mais aberto, com as duas equipes buscando o gol. O Atlético-MG assustou novamente aos 22 minutos, com um chute de Rony que exigiu boa defesa de Léo Jardim. O Vasco, por sua vez, manteve a posse de bola e criou duas boas oportunidades em cruzamentos, com Puma Rodríguez cabeceando mal e Rayan mandando por cima do travessão. Nos minutos finais da primeira etapa, Léo Jardim salvou o Vasco em cobrança de falta de Scarpa, e Everson fez grande defesa em cabeçada de Paulo Henrique, garantindo a igualdade no placar até o intervalo.

Segundo tempo

A etapa final também começou com o Atlético-MG assustando, com Lyanco finalizando por cima do travessão após uma cobrança de falta. O Vasco reagiu ao susto e quase virou aos nove minutos, quando Coutinho aproveitou um erro de passe da defesa e, ao entrar na área, finalizou para uma grande defesa de Everson.

Após um início movimentado, o jogo se tornou mais equilibrado, mas as duas equipes começaram a pecar no setor ofensivo, com dificuldades em criar lances de real perigo. O Vasco voltou a ameaçar em dois lances com Tchê Tchê, com a bola passando muito perto do gol. O Atlético-MG respondeu em um contra-ataque rápido, com Rony cruzando para Biel, que, na pequena área, mandou por cima do travessão.

Nos minutos finais, o equilíbrio se manteve, e tanto Vasco quanto Atlético-MG priorizaram a segurança defensiva, resultando em um empate que não alterou significativamente a situação de nenhuma das equipes na tabela.

Próximos desafios

O Vasco terá um novo desafio decisivo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando visitará o Santos pela 20ª rodada do Brasileirão, em busca de pontos vitais para sair da zona de rebaixamento. O Atlético-MG, por sua vez, foca agora na Copa Sul-Americana, enfrentando o Godoy Cruz nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), pelo jogo de ida das oitavas de final da competição continental.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 x 1 ATLÉTICO-MG

Data: 10/08/2025
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Paulo Henrique e Pablo Vegetti (Vasco); Alexander (Atlético-MG)
GOLS: Pablo Vegetti, aos 18’ do 1°T (Vasco) / Gabriel Menino, aos 0’ do 1°T (Atlético-MG).

VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique (Victor Luís), João Victor, Lucas Freitas e Puma Rodríguez; Hugo Moura, Tchê Tchê e Coutinho (Garré); Rayan, Nuno Moreira (David) e Pablo Vegetti. Técnico: Fernando Diniz

ATLÉTICO-MG: Everson, Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Biel), Gustavo Scarpa (Caio Paulista) e Igor Gomes (Alexander); Cuello (Junior Santos) e Rony (Bernard). Técnico: Cuca.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Dólar supera R$ 5,40 em meio a ajustes externos e tensão política

Brasil

BNDES abre consulta de elegibilidade para Plano Brasil Soberano

Brasil

Entidades da indústria e do agro celebram fim da taxa de 40% dos EUA

Brasil

Remédios são levados para Bolsonaro, preso preventivamente em Brasília

Brasil

Unesp vai sediar Centro Paulista de Integração de Dados para Monitoramento de Eventos Extremos

Região

Pedágios do interior paulista sofrem reajustes nos preços a partir deste domingo (23)