A partir desta quarta-feira, dia 1º de janeiro, os cartões e outros meios manuais de pagamento deixarão de ser válidos para o Vale-Pedágio Obrigatório. A mudança estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Resolução 6024/23, tem o objetivo de padronizar o pagamento das tarifas na modalidade automática, através das TAGs eletrônicas.
A mudança traz benefícios para os transportadores de cargas, uma vez que eles não precisarão mais parar nas praças de pedágio, pois as empresas devem adquirir as TAGs de pagamento automático. Além disso, o caminhoneiro irá reduzir o tempo de viagem, o desgaste do veículo é menor e haverá redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, já que não será mais preciso frear para fazer a parada do pagamento.
Então, a partir desta quarta-feira, fica proibida a emissão do vale-pedágio obrigatório por cartões ou outros meios físicos. Quem ainda tiver saldo no cartão poderá utilizá-lo em cabines manuais até o dia 31 de janeiro de 2025.
Cartão de débito por aproximação
Os motoristas que trafegam pelas rodovias administradas pela Entrevias têm a opção de pagar as tarifas de pedágio com o cartão de débito por aproximação. A concessionária implantou o sistema de pagamento das tarifas nas cabines manuais das oito praças de pedágio sob concessão, localizadas na SP- 333, SP-322 e SP-330.
A proposta faz parte de um conjunto de melhorias que a concessionária vem implementando nas rodovias com o objetivo de tornar as viagens mais confortáveis. Os usuários poderão realizar o pagamento diretamente ao atendente na cabine, de forma simples e intuitiva. Para isso, as cabines de pedágio foram equipadas com terminais que aceitam cartões de débito por aproximação das principais bandeiras do mercado.
Leia mais O Mariliense