As universidades públicas de Bauru estão com inscrições abertas para os cursos pré-vestibulares, conhecidas como cursinhos, destinadas às turmas de 2024. Essas iniciativas visam preparar os estudantes para os vestibulares das principais universidades públicas , bem como para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com ênfase em aulas provenientes de escolas públicas. Confira os detalhes abaixo:
Cursinho Ferradura
O Cursinho pré-vestibular “Ferradura”, vinculado à Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, está com inscrições abertas até dia 26 de janeiro. São oferecidas 80 vagas para aulas noturnas de segunda a sexta-feira no Campus da Unesp. A seleção é baseada em critérios socioeconômicos, privilegiando estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário online.
Cursinho Primeiro de Maio
O cursinho pré-vestibular “Primeiro de Maio”, vinculado à Faculdade de Engenharia da Unesp de Bauru, disponibiliza 200 vagas, divididas entre os períodos vespertino e noturno. A seleção também é realizada por análise socioeconômica. Os detalhes podem concorrer a uma vaga preenchendo o formulário online.
Cursinho Princípios
O cursinho pré-vestibular “Principia”, vinculado à Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp Bauru, aceita inscrições até o dia 2 de março. São oferecidas 50 vagas destinadas a alunos de escola pública, escola técnica, escola particular, cotas para pessoas transexuais e travestis, cotas para filhos de funcionários da Unesp e cotas raciais. As aulas ocorreram de segunda a sexta-feira, à noite, no campus da Unesp em Bauru. Os interessados acessam o edital e o formulário de inscrição nas redes sociais da iniciativa.
Cursinho Sapiens
O cursinho pré-vestibular “Sapiens”, vinculado à USP de Bauru, abrirá inscrições a partir de 1º de fevereiro. Serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 50 destinadas a alunos de escola pública e 10 para alunos de escola particular. As informações fornecidas para inscrições serão divulgadas nas redes sociais.
Essas oportunidades refletem o compromisso das instituições educacionais em fornecer acesso e preparação para estudantes de diferentes contextos, contribuindo para a democratização do ensino superior na região de Bauru.
Por fim, leia mais O Mariliense