Última semana de setembro terá mudança no tempo no Sudeste e risco de novo ciclone no Sul; Confira a previsão em Marília

Durante a última semana de setembro, o Brasil continuará sob o domínio de temperaturas escaldantes. Em Cuiabá, os termômetros podem atingir os impressionantes 43ºC nesta segunda-feira (25) e na terça-feira (26).

No entanto, entre a terça e a quarta-feira (27) desta semana, a previsão aponta para a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Este fenômeno contribuirá para a intensificação das instabilidades sobre parte da Região Sul do Brasil.

Áreas do sul, leste, litoral, região da Grande Porto Alegre e extremo norte do Rio Grande do Sul estarão em alerta. A tendência é que o ciclone se afaste já na quarta-feira (27).

Em Santa Catarina, a formação do ciclone reforçará as nuvens de temporais, deixando o leste e sul catarinense em alerta para chuvas volumosas. Em Curitiba, onde a temperatura atingiu os 42°C no domingo, a máxima deverá despencar para 18°C na quinta-feira (28).

No Sudeste, especialmente em São Paulo, é esperada a influência do ciclone, resultando em uma queda abrupta de temperatura de quarta (27) para quinta-feira (28). A máxima em São Paulo passará de 35°C para 20°C, no Rio de Janeiro, de 37°C para 22°C, e em Vitória, de 37°C para 27°C.

Apesar do calor persistente, no Norte há chances de pancadas de chuva isoladas ao longo da semana em capitais como Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

No Nordeste, prevê-se um clima quente, porém com presença significativa de nuvens.

A onda de calor fora do comum teve início na segunda-feira (17), nos últimos dias do inverno. O aumento da intensidade dessa onda de calor resultou em temperaturas acima da média em 11 estados e no Distrito Federal, levando o Inmet a elevar o alerta para “grande perigo”.

De forma geral, um alerta vermelho, de acordo com o instituto, é emitido quando se espera um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. Este alerta é válido até as 18h de terça-feira (26).

No primeiro dia da primavera, os termômetros em diversos estados brasileiros registraram temperaturas acima dos 40ºC. O calor ultrapassou os 40ºC em todas as regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A área mais quente do território nacional foi o Centro-Oeste, onde as máximas, pelo segundo dia consecutivo, alcançaram os 42ºC.

Confira a previsão do tempo em Marília:

Nesta segunda-feira (25) e também na terça-feira (26), Marília deve ter sol com algumas nuvens. A temperatura Mínima será de 23°C e a Máxima de 39°C e Não há previsão de chuva nestes dois dias.

Já na quarta-feira (27), a temperatura começa a mudar na cidade, com a máxima de 36°C e a mínima de 22°C. Deve haver sol com aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

A quinta-feira (28) deve trazer uma mudança brusca na temperatura, com a mínima caindo para 18°C e a máxima para 30°C. Também deve ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite.

Na sexta-feira (29) as temperaturas continuam nesta média, com a mínima em 17°C e a máxima em 31°C. Deve ocorrer sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia e o tempo deverá se manter firme durante à noite.

Por fim,  leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima