Turismo regional ganha força no interior paulista

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a pandemia de Covid-19 fez as viagens internacionais regredirem 70% em 2021. Esse cenário mobilizou o mercado para a adaptação aos protocolos de higiene, mas, principalmente, para a criação de novos produtos e serviços que visam atender a demanda atual. O resultado são viagens cada vez mais locais e regionais, para ambientes com muita natureza, que proporcionam bem-estar e equilíbrio para a saúde mental.

A região de Marília, por exemplo, é um desses destinos. Anualmente, recebe visitantes de várias partes do Brasil devido à sua localização privilegiada, posicionada entre os rios Tietê e Paranapanema e rodeada pela Serra das Avencas, caracterizada por uma região montanhosa cercada por serras, escarpas e vales por onde correm rios e córregos. E agora, com a classificação em 17º no ranking de Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (MIT), a cidade esperar atrair mais investimentos na área. 

Para Mariana Della Giustina Laiter, docente da área de turismo e hospitalidade do Senac Marília, a conquista fortalece a região, que tem grande potencial para o turismo, graças as suas belezas naturais, como os vales que permitem momentos de lazer e descanso em belas paisagens, além da possibilidade de hospedagem em fazendas que oferecem atividades de aventura. “Possuímos boa estrutura hoteleira, diversidade gastronômica e muitos atrativos, como o bosque municipal, lindas igrejas e o Museu de Paleontologia, que deverá reabrir em breve”, descreve.

No entanto, para a viagem ser uma experiência ímpar e diferenciada, uma das recomendações é contar com a atuação de guias turísticos que são capazes de planejar e executar roteiros de acordo com o perfil de cada pessoa. “Viajar é conhecer novos lugares e uma atividade que mobiliza não só os turistas, mas também o mercado como um todo, gerando emprego e renda em várias áreas”, avalia Mariana.

Por isso, a docente pontua que a contratação de guias se trata de um investimento em qualidade. “O profissional de turismo atua para que o roteiro seja viável, levando em consideração a personalidade e as perspectivas do viajante e sendo capaz de transformar uma simples visita numa grande experiência”. Ainda de acordo com ela, o guia também é apto a resolver problemas e imprevistos.

Para garantir esse diferencial durante a viagem, é fundamental contar com profissionais qualificados, capazes de elaborar e guiar roteiros que fomentem o setor com relevância e atenção. Essa expertise pode ser adquirida com qualificação, como o curso Técnico em Guia de Turismo, do Senac Marília, que está com inscrições abertas e informações sobre preços promocionais disponíveis no Portal: https://www.sp.senac.br/senac-marilia.

“Formado, esse profissional poderá atuar em organizações públicas e privadas, como agências de viagem, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, seja prestando serviços de forma autônoma, seja como contratado temporário ou efetivo”, esclarece a docente.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Reforma do Terminal Urbano entra na fase final e deve ser concluída até dezembro

Marília

Secretário Eleuses Paiva participa em Marília da 3ª Oficina de Regionalização da Saúde SP

Região

Brudden faz mutirão de vagas de empregos nesta sexta (03) em Pompeia

Esportes

Cuiabá cede empate fora e perde chance de encostar no G4

Marília

Biblioteca Municipal oferece programação cultural e serviços gratuitos à população

Esportes

São Paulo supera adversidade, vence Fortaleza fora de casa e quebra jejum no Brasileirão