Trump vai a tribunal em NY por acusação criminal inédita para um ex-presidente dos EUA

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve ir  a um tribunal em Nova York nesta terça-feira (4) para uma audiência sobre um processo civil. Para garantir a segurança do evento, a presença policial foi reforçada na área ao redor do tribunal.

Esta é a primeira vez que um ex-presidente do país norte-americano passa por uma acusação criminal como neste caso. Trump é acusado de ter subornado Stormy Daniels, uma estrela de filmes pornográficos do país. Ele teria pago uma quantia significativa para que ela ficasse em silêncio sobre uma relação extraconjugal.

O Wall Street Journal noticiou em 2018, o pagamento realizado em 2016, durante a campanha presidencial dos Estados Unidos, d0  valor de US$130 mil dólares à Stormy para que ela não divulgasse na imprensa um caso com Donald Trump. O pagamento, que mais tarde foi reembolsado, teria sido realizado pelo advogado de Trump, Michael Cohen. Cohen foi detido após um acordo de confidencialidade ter se tornado público.

Em novembro de 2022, o processo foi reaberto pelo promotor distrital de Manhattan, Alvin L. Bragg, que disse que iria investigar as responsabilidades de Trump no pagamento feito para a atriz.

O promotor então convocou um grande júri em janeiro deste ano, e na semana passada foi votado para que o ex-presidente norte-americano se apresentasse as autoridades de Nova York. Em sua rede social Truth, Trump fez um discurso incitando seus seguidores para que fizessem ação nas ruas em sua defesa.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima