Trilha de Inclusão: Prefeitura realiza capacitação para uso das cadeiras Julietti

Dando sequência ao projeto Trilha de Inclusão, a Prefeitura de Marília, por meio das Secretarias Municipais do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente e Serviços Públicos, juntamente com voluntários da Vertical Rapel, do Conselho Municipal de Turismo e outras instituições, realizou no último sábado, dia 15 de março, no Bosque Municipal “Rangel Pietraroia”, a capacitação para uso das cadeiras Julietti, que são específicas para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida terem acesso à natureza.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico recebeu seis cadeiras Julietti da Secretaria Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPCD), através de um convênio com a Secretaria Municipal da Cidadania. O treinamento foi no período da manhã e contou com a presença do secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, do secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, do vereador Élio Ajeka, além de representantes da empresa Vertical Rapel, de membros do Comtur, e demais voluntários que fizeram o treinamento em São Paulo e palestraram sobre a origem e a importância das cadeiras e deram dicas de como manusear as cadeiras da melhor forma.

A parte teórica do treinamento também contou com a participação da Ana Amélia, fisioterapeuta especialista em neurologia, que atende pacientes com deficiência, e apresentou algumas diretrizes para orientação e apoio à pessoa com deficiência.

Índio, como é conhecido o Wellington da Vertical Rapel, reforçou a importância de mais pessoas “abraçarem” esse projeto para poder ampliar a prática: “Todos merecem ir”, completou.

Durante a parte prática da capacitação, pessoas com deficiência física e visual puderam passear pelo Bosque com as cadeiras Julietti, guiadas pelos voluntários. Para Vinícius, que tem deficiência física, foi uma experiência incrível. “Eu adorei, não vinha no Bosque desde os meus seis, sete anos, quando estive aqui com a escola. A cadeira é confortável, me senti seguro e pude aproveitar o trajeto, foi uma manhã muito divertida”, disse ele.

“Foi sensacional, não senti nenhuma insegurança na cadeira, foi uma ótima aquisição e espero que mais pessoas com deficiência possam usufruir” disse Nelson, que tem deficiência visual e também aprovou a experiência.

O filho do vereador Elio Ajeka, André, que é uma criança com deficiência, também esteve presente e pôde curtir uma volta no Bosque utilizando a cadeira inclusiva, ficando feliz com a experiência.

O secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, ficou muito feliz com o resultado da capacitação: “pudemos aprender e proporcionar uma manhã diferente às pessoas com deficiência, em meio à natureza. A acessibilidade e a inclusão fazem parte da proposta do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), que é cuidar da cidade, cuidar das pessoas. No próximo sábado faremos um evento para divulgação das cadeiras e a proposta é que elas sejam utilizadas pelos munícipes e pelos turistas”.

Para o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, o treinamento foi muito positivo e o Bosque deve ser acessível a todos, sobretudo àquelas pessoas que não têm acesso às reservas, às estações ecológicas, aos ambientes como o Bosque. “O objetivo é que o Bosque possa receber todos, sem exceção. Parabenizo o engajamento da sociedade civil, cuja parceria é de extrema importância para o sucesso dos projetos”.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Veja também...

IMG-20250422-WA0033
JAPAN FEST
Drogas Zona Sul
Circuito Café de Hotel
ff54c341ece6bf30cf6c59f825e87ee6
55702a7f1972e70ff5efd14a551afde5
da82c10a9b0eed9bbba86e85ab9714cd
c46b4398b5e8d8a2d5a35f73009af20e
FRANCIELLE UPA NORTE
Rolar para cima