Transparência: Marília conquista Nota A em Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

Marília foi reconhecida, neste mês, pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com padrão Nota A em qualidade da informação contábil e fiscal. Este ótimo índice de desempenho do município foi divulgado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Ranking Siconfi).

O objetivo da publicação da STN é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe por meio do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), que engloba todos os entes federativos, ou seja, a União, os Estados e municípios do país.

“Parabenizo toda a nossa equipe, em especial ao setor de contabilidade, por este desempenho e pela Nota A no Ranking do Tesouro Nacional. É fruto de um trabalho que prima pela integridade, pelo zelo e qualidade na gestão das informações fiscais e contábeis do município”, afirma o secretário municipal de Finanças e Planejamento Econômico, Rafael Rastelli Barbosa.

Acesso público

A informação contábil e fiscal é estruturada em forma de relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais, de acordo com a legislação pertinente. Entre eles, estão: Declaração de Contas Anuais (DCA), Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC).

Uma vez recebida das unidades federativas, essa informação é disponibilizada para acesso público na página do Siconfi. Assim, ela pode ser acessada, baixada e utilizada para análises, pesquisas acadêmicas, entre outros. De posse dos dados enviados pelas unidades federativas ao Siconfi, a STN realiza análises para pontuar a qualidade da informação encaminhada. Essas análises são denominadas verificações. O objetivo das verificações é avaliar, de forma técnica, o cumprimento da legislação, das instruções e guias de preenchimento do Siconfi, das regras estabelecidas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP e no Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF.

“É uma avaliação muito técnica e exigente, e este reconhecimento no Ranking se deve à alta capacidade de gerenciamento contábil e fiscal dos nossos servidores municipais”, acrescenta Rafael Rastelli.

Alto desempenho de acertos

O cálculo do Ranking Siconfi se baseia em uma metodologia de ranqueamento simplificada, utilizando-se do percentual de acertos das unidades federativas nas verificações. Ou seja, quanto maior o percentual de acertos que o município obtiver, melhor será a sua classificação no Ranking.

De um total de 5.565 municípios cadastrados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Marília ficou na 277ª posição do Ranking Siconfi, com 165.191 pontos e 96,6% de desempenho de acertos na gestão da qualidade da informação fiscal e contábil.

“Desde que assumimos a responsabilidade pelas finanças da Prefeitura, nós estamos seguindo as recomendações do nosso prefeito Vinicius Camarinha de administrar o município com seriedade, transparência e responsabilidade fiscal. E é assim que vamos continuar cuidando dos interesses da população e da nossa cidade”, finaliza Rafael Rastelli.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Secretaria de Assistência Social e Cidadania representa Marília na 5ª Assembleia da Frente Paulista / COEGEMAS-SP

Marília

Acusado de matar ex-companheira teria se oferecido para concretar o quintal onde a vítima foi enterrada

Marília

NOVA ESCOLA MUNICIPAL: Prefeitura vistoria construção da Emei Altos do Palmital

Marília

Prefeitura de Marília realiza formatura do programa “Caminho da Capacitação” com presença do governador Tarcísio de Freitas

Marília

Marília Shopping realiza retirada de kits para a corrida “Corre que é Festa” neste sábado (20)

Marília

Transparência: Marília conquista Nota A em Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal