Foi preso preventivamente, na noite desta terça-feira (18), em Paulistânia, o tio suspeito de agredir o menino de três anos que morreu após sofrer uma parada cardíaca na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Geisel, em Bauru. A prisão, que inicialmente será de 30 dias, pode ser prorrogada por mais 30 dias conforme o andamento das investigações.
Segundo a Polícia Civil, a detenção ocorreu após o depoimento de várias testemunhas, que direcionaram os oficiais ao suspeito. A maioria das testemunhas já foram ouvidas e o exame necroscópico do corpo do menino foi expedido.
Marcos Derick Bueno Sisterhen, de três anos, teve a morte confirmada após dar entrada na UPA do Geisel, na madrugada de terça-feira, com suspeita de agressão. O corpo do garoto foi sepultado no final da tarde de terça-feira (18) no Cemitério Municipal de Paulistânia.
Entenda o Caso
Segundo a Prefeitura de Paulistânia, cidade de onde Marcos era morador da zona rural, o garoto deu entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade na tarde de segunda-feira (17), apresentando sintomas de vômitos e sonolência. A mãe do menino relatou a suspeita de agressão por parte do tio, o que levou ao acionamento do Conselho Tutelar. Posteriormente, eles foram transferidos para a UPA do Geisel, em Bauru, onde o menino foi medicado e liberado após apresentar melhora.
Uma ambulância levou o garoto e sua mãe de volta ao sítio onde moravam, na zona rural de Paulistânia. No entanto, no começo da madrugada dessa terça-feira (18), a família retornou à UBS de Paulistânia com o menino, que foi novamente transferido para a UPA do Geisel. Segundo o registro da morte, ele já deu entrada na unidade sem sinais vitais. A equipe médica realizou manobras de reanimação, mas sem sucesso.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Seccional de Bauru como morte suspeita, e o corpo de Marcos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Bauru para exame necroscópico.
A promotoria de Agudos apresentou o caso, que será investigado pela Polícia Civil de Paulistânia. O delegado Rogério Dantas já instaurou um inquérito para apurar a suspeita de homicídio. Os familiares foram ouvidos e aguardam o resultado do exame necroscópico para confirmar ou não a agressão contra o garoto.
A Prefeitura de Bauru, responsável pela administração da UPA do Geisel, confirmou que Marcos deu entrada na unidade na madrugada desta terça-feira (18), transferido por ambulância de Paulistânia, sem sinais vitais. A equipe médica realizou protocolos de reanimação, mas não obteve sucesso. O corpo foi encaminhado ao IML para avaliação pericial. Sobre a passagem do menino pela unidade na tarde de segunda-feira (17), a prefeitura afirmou que ele recebeu tratamento adequado aos sintomas apresentados e foi liberado após melhora.
Por fim, leia mais O Mariliense