Time do SBT para a final da Champions League
O que você precisa saber:
- Tiago Leifert estreou como narrador na Champions League pelo SBT e teve o pior desempenho de audiência entre todas as finais transmitidas pela emissora.
- PSG venceu a Inter de Milão, mas a partida registrou apenas 9,1 pontos em SP.
- A Globo manteve a liderança com o “Caldeirão com Mion” durante o jogo.
- A audiência da final caiu cerca de 40% em comparação com a decisão de 2022.
- Betnacional investiu em ações digitais para engajar apostadores durante o evento.
A aguardada estreia de Tiago Leifert como narrador esportivo no SBT, durante a final da UEFA Champions League 2025, teve um impacto negativo na audiência da emissora. Pela primeira vez desde que começou a exibir o torneio, o canal de Silvio Santos não liderou a audiência na Grande São Paulo durante a decisão da competição.
A transmissão da vitória inédita do PSG sobre a Inter de Milão, direto da Allianz Arena, em Munique, registrou média de 9,1 pontos, com pico de 10,5 às 17h50, segundo dados prévios do mercado. Mesmo com um crescimento de 205% em relação aos quatro sábados anteriores da grade, o desempenho ficou aquém das expectativas.
Globo lidera, SBT tropeça e Record fica distante
Durante o horário da partida, a Globo manteve a liderança com 9,4 pontos, exibindo o “Caldeirão com Mion”. O SBT ficou em segundo lugar, enquanto a Record, com o “Cine Aventura” e o “Cidade Alerta”, marcou 4,4 pontos, ficando em terceiro. A Band, por sua vez, fechou a faixa com 1,5 ponto.
A final conquistou a liderança por apenas 43 minutos não consecutivos, o que evidencia o baixo desempenho em comparação com as finais anteriores.
Pela segunda vez nesta semana, o SBT conseguiu ultrapassar a Globo na audiência com a exibição de uma partida de futebol. Na noite de terça-feira (28), a emissora conquistou a liderança por aproximadamente 30 minutos durante a transmissão da derrota do Corinthians por 1 a 0 para o Huracán, pela Copa Sul-Americana.
Fora do campo esportivo, são raras as ocasiões em que programas conseguem superar a Globo. No entanto, alguns nomes do SBT vêm alcançando esse feito nos últimos tempos: Celso Portiolli, com o Domingo Legal, e Patricia Abravanel, à frente do Programa Silvio Santos, têm se destacado desde o ano passado ao conquistar picos de audiência e, ocasionalmente, liderar no Ibope.
Comparativo: Tiago Leifert tem a pior final da Champions no SBT
Desde que adquiriu os direitos da Champions League, o SBT transmitiu quatro finais do torneio europeu. Veja o desempenho de cada uma:
Ano
Narrador
Final
Média de audiência (SP)
2022
Téo José
Liverpool x Real Madrid
15,2 pontos
2023
Téo José
Manchester City x Inter de Milão
10,8 pontos
2024
Cléber Machado
Real Madrid x Borussia Dortmund
12,4 pontos
2025
Tiago Leifert
PSG x Inter de Milão
9,1 pontos
A queda em 2025 representa um encolhimento de quase 40% da audiência em relação à final de 2022. Isso levanta dúvidas sobre a continuidade de Leifert como principal nome das transmissões esportivas do SBT.
Marketing digital e apostas também aproveitaram a final
Apesar do baixo desempenho na televisão aberta, a final movimentou o universo digital. A Betnacional, uma das principais plataformas de apostas esportivas do país, promoveu ações voltadas para o público brasileiro durante o evento. A empresa oferece pix instantâneo, odds nacionais e atendimento 24h — mas destaca que o uso da plataforma é exclusivo para maiores de 18 anos e recomenda o jogo responsável.