Tempestades e Tornados Devastam o Sul dos EUA: Kentucky Declara Estado de Emergência

O governador do Kentucky, Andy Beshear, declarou estado de emergência nesta segunda-feira (27) após uma série de tempestades com tornados devastarem as planícies do sul dos Estados Unidos e Ozarks. Esses eventos climáticos extremos resultaram na morte de pelo menos 14 pessoas e na destruição de centenas de construções. Meteorologistas alertam que condições ainda mais severas podem estar a caminho.

“O tempo severo continua a passar pela comunidade com vários relatos de danos causados pelo vento e tornados”, afirmou Beshear em um post na rede social X.

No norte do Texas, próximo à fronteira com Oklahoma, um tornado mortal atingiu comunidades na noite de sábado, deixando sete mortos e quase 100 feridos, conforme informou o governador Greg Abbott em entrevista no dia seguinte.

No domingo, conforme as tempestades se deslocaram para o nordeste, as condições climáticas extremas continuaram a causar estragos no interior dos EUA. Em Louisville, um paisagista foi morto por uma árvore derrubada pelos ventos, segundo informações da polícia local.

O Serviço de Meteorologia emitiu alertas sobre novas tempestades que avançam pelos vales de Ohio e Tennessee. Essas tempestades trazem consigo uma mistura perigosa de ventos fortes, granizo grande, mais tornados e chuvas intensas que podem causar inundações repentinas.

Essa recente onda de condições climáticas extremas ocorre apenas alguns dias após um poderoso tornado atingir uma cidade rural de Iowa, matando quatro pessoas. Na semana passada, mais tornados também atingiram o Texas.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

PF investiga desvio de verbas em 9 cidades gaúchas após enchentes

Brasil

Brasileiros sacaram R$ 455,68 milhões esquecidos em bancos em setembro

Brasil

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 67 milhões

Brasil

OCDE: reforma tributária brasileira tornará economia mais competitiva

Brasil

Estudo diz que beber café reduz risco de arritmia cardíaca

Brasil

Governo autoriza nomeação de 855 aprovados na 1ª edição do CNU