A tarifa do ônibus circular de Garça vai ficar mais cara a partir deste sábado (30). O reajuste foi autorizado recentemente pela Prefeitura e o valor da passagem passará de R$4,50 para R$5,50.
Essa diferença de 1 real representa um aumento de 22%, índice que vai além ao da inflação oficial do país (IPCA) no acumulado de um ano, que é de 11,3%, de acordo com os dados fechados até o mês de março pelo IBGE. Garça passou pelo último reajuste de tarifa em fevereiro do ano passado.
A principal justificativa que a empresa responsável pela concessão pública do transporte coletivo apresentou à Prefeitura da cidade foi o grande aumento dos últimos meses no preço dos combustíveis.
Segundo a Administração Municipal, o peido da empresa alega que o equilíbrio econômico-financeiro do serviço também foi afetado pela redução de passageiros utilizando ônibus devido a pandemia.
Garça teve uma redução de quase 77% na utilização do transporte coetivo. Atualmente, são 12 ônibus que circulam na cidade e transportam uma média de 15 mil passageiros por mês, sendo que, antes da pandemia de Covid-19, a cidade utilizava 15 veículos que atendiam cerca de 65 mil passageiros.
O Conselho Municipal de Trânsito também concedeu aprovação ao pedido de reajuste do preço da tarifa de Ônibus.
Por fim, leia mais O Mariliense