Startup cria app que ajuda motoristas a “escolherem só as corridas caras e rentáveis” e Uber entra na Justiça

motorista de aplicativo

Uma ferramenta desenvolvida pela startup StopClub está se tornando cada vez mais popular entre os motoristas de aplicativo, auxiliando-os a identificarem quais corridas são mais vantajosas para eles. Além disso, o recurso possui uma funcionalidade que permite recusar automaticamente aquelas corridas que não atendem a valores pré-determinados.

Compatível com todas as plataformas de corridas por aplicativo, desde que o usuário tenha Android, a tecnologia tem chamado a atenção do setor. A 99, inclusive, já começou a fornecer esse tipo de informação para os motoristas, mesmo que eles não utilizem programas similares.

No entanto, a Uber demonstrou descontentamento em relação à ferramenta e tomou medidas legais contra a empresa StopClub. A disputa se estende por conta das diversas funções oferecidas, como gravação de viagens, rede de apoio formada por outros motoristas com compartilhamento em tempo real, contato por voz com motoristas próximos, troca de experiências e indicações de serviços.

A principal função da ferramenta é a “Calculadora de Ganhos com o MacroDroid”. Essa funcionalidade de código aberto possibilita que os motoristas descubram o valor estimado que cada corrida renderá, seja em função do tempo ou da distância percorrida. Dessa forma, eles podem avaliar se vale a pena aceitar a corrida ou recusá-la, já que nem sempre a corrida mais cara é a mais lucrativa.

Além disso, a StopClub oferece o recurso ‘Recusa Automática’, permitindo ao motorista estabelecer um valor de referência mínimo. Com isso, corridas que ofereçam valores inferiores são automaticamente rejeitadas pelo programa, sendo aceitas apenas aquelas que superem o valor mínimo definido.

A Uber entrou com uma ação judicial contra a StopClub, buscando impedir que a ferramenta continue a oferecer suporte aos motoristas de aplicativo na identificação das corridas mais vantajosas. A empresa de transporte por aplicativo busca também uma indenização por danos morais, alegando “abalo à honra da Uber causado pelos atos ilícitos”.

O juiz responsável pelo caso solicitou que a StopClub seja ouvida antes de julgar a liminar que poderia afetar a funcionalidade da ferramenta. Até o momento, a StopClub ainda não se manifestou em juízo.

Os motoristas têm defendido a ferramenta, destacando a importância de fazer cálculos precisos, uma vez que muitas vezes o custo por quilômetro da corrida se aproxima dos gastos com combustível, ou até mesmo resulta em prejuízo. Eles apontam que as tarifas de corrida estão congeladas desde 2018, sem acompanhar os aumentos nos preços dos combustíveis e a inflação, o que tem impactado os lucros dos motoristas. A Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp) ressalta a relevância dessa ferramenta para ajudar os profissionais a tomarem decisões mais rentáveis.

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Fazenda de São Paulo lidera ranking dos maiores produtores de leite do país

Região

Mulher não resiste e morre após acidente em Quintana

Marília

Colégio Interação é Reconhecido pelo 20º Ano Seguinte

Brasil

Grupo Mota-Engil vence leilão PPP do Túnel Santos–Guarujá

Marília

Pesqueiro Sol Nascente é Premiado pelo 21º Ano

Esportes

Vôlei: Brasil perde para Itália e fica fora da decisão do Mundial