SP altera regras para o setor de combustíveis com foco na conformidade fiscal

SP altera regras para o setor de combustíveis com foco na conformidade fiscal

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) publicou nesta sexta-feira (5) a Portaria SRE nº 56, de 2025​, no Diário Oficial do Estado, que altera a Portaria CAT nº 02, de 2011, e estabelece critérios mais rigorosos para a concessão e alteração da inscrição estadual de empresas que atuam no setor de combustíveis. 

O objetivo é fortalecer a base normativa de combate às fraudes fiscais no setor, dificultando o surgimento e a manutenção de empresas criadas apenas para operações de fachada, alinhada às melhores práticas em matéria de tratamento ao devedor contumaz. 

LEIA TAMBÉM: Fazenda de SP realiza operação para verificar lançamentos de créditos de ICMS

Entre as principais novidades, destaca-se a exigência de que a base de armazenamento e distribuição esteja localizada em São Paulo e seja de propriedade do próprio estabelecimento requerente, vedando a cessão ou o arrendamento de instalações de terceiros. Adiciona-se ao regramento tratamento adequado para concessão e validade de inscrição em fase pré-operacional. 

Com as alterações promovidas, implementa-se maior padrão de conformidade e integridade no trato da abertura e funcionamento das empresas do setor, fortalecendo as ações de combate a fraudes fiscais estruturadas e irregularidades tributárias no setor de combustíveis.  

Para as empresas que não comprovarem o cumprimento das exigências previstas na norma, será instaurado procedimento administrativo para suspensão da sua inscrição estadual e, sendo o caso, sua cassação. 

Com a atualização da Portaria CAT nº 02, de 2011, a Secretaria reforça sua missão institucional de combater a sonegação fiscal, assegurando a arrecadação do ICMS, garantindo os recursos necessários para o desenvolvimento das políticas públicas à população e promovendo um ambiente de concorrência leal em todo o estado. Como efeito adicional, ações como essa também contribuem, positivamente, para coibir práticas que podem afetar a qualidade dos combustíveis e, assim, beneficiar indiretamente o consumidor paulista.​​

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Campeonato Municipal de Futebol de Base será aberto nesta quinta-feira (4), no Abreuzão 

Marília

Prefeitura promove curso de prevenção a incêndios florestais em parceria com o Governo do Estado

Brasil

SP altera regras para o setor de combustíveis com foco na conformidade fiscal

Marília

Vazamento em adutora do sistema Peixe reparado na madrugada desta sexta

Marília

Prefeitura autoriza reforma em duas escolas municipais com investimento de R$ 1,1 milhão

Brasil

Infra BR vence leilão do Lote Paranapanema com desconto de 11,60% sobre a contraprestação do Estado