Servidora é investigada após transferência de quase R$ 60 mil para própria conta

SERVIDORA TRANSFERE DINHEIRO EM PARDINHO

Uma servidora do Departamento Financeiro da Prefeitura de Pardinho vai responder processo administrativo disciplinar após ter transferido R$60 mil dos cofres públicos para a própria conta bancária. Foi aberta no dia 23 de fevereiro a portaria que instaurou a investigação.

A funcionária, responsável pela tesouraria da Prefeitura, informou que realizou a transferência, no dia 30 de setembro de 2022, como forma de pagamento de uma ação trabalhista que ela própria havia movido contra a administração municipal. O processo, julgado procedente pela Justiça, é referente a férias acumuladas que ela não teria recebido.

Carregando...

No dia 9 de fevereiro o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região de Botucatu intimou a Câmara Municipal de Pardinho a tomar providências sobre a ocorrência no âmbito administrativo da Prefeitura.

Segundo consta no documento, a servidora teria transferido o valor aproximado de R$58,6 mil referente à ação, “não obedecendo a ordem cronológica para pagamento”. A participação da própria reclamante na transferência financeira caracteriza “conduta grave”, segundo a Juíza do TRT. 

Consta ainda no documento que todo o procedimento ocorreu sem manifestação de defesa por parte da administração municipal e que o pagamento se deu mediante autorização de empenho. Todo pagamento feito por órgão público deve ser feito mediante autorização do ordenador de despesa.

Foi nomeado também no dia 9 de fevereiro, uma Comissão Processante para a investigação do caso.

A defesa da servidora negou, por meio de nota, que a transferência tenha sido realizada por conta própria. A nota diz ainda que o procurador do município fez uma solicitação de pagamento diante da decisão da Justiça sobre a ação trabalhista e que o próprio prefeito de Pardinho, José Luiz Virginio dos Santos (Cidadania), teria assinado essa requisição.

Segundo o advogado da Câmara Municipal, o pagamento foi realizado em desacordo com a lei, uma vez que a funcionária sequer estava inscrita no procedimento de Requisição de Pequeno Valor (RPV), por meio do qual se solicita pagamento de quantias as quais entes públicos são condenados a pagar por meio de processos judiciais.

Até a tarde desta quarta-feira (1º), o dinheiro ainda não havia sido devolvido aos cofres da Prefeitura de Pardinho. A servidora foi afastada de suas funções.

Por fim, leia mais O Mariliense

Informações: G1

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Nota – Equipe da USF Aeroporto atenderá na USF Novo Horizonte durante reforma

Brasil

PM de SP apreende mais de 100 tijolos de maconha e cerca de R$ 250 mil em ação contra o tráfico em Guarulhos

Marília

Marília mobiliza comunidade no combate ao trabalho infantil

Brasil

Petrópolis, na região serrana do Rio, terá novo sinal de TV aberta

Brasil

Polícia Científica conclui laudo sobre explosão de gás em Jaguaré

Marília

Assistência Social e CMDCA capacitam conselheiros tutelares de Marília sobre sistema de informação integrado