Um servidor público da Prefeitura de Jaú, no interior de São Paulo, foi detido na tarde desta quarta-feira (6) acusado de tentar desviar aproximadamente 60 litros de diesel utilizando um veículo oficial do município.
De acordo com o registro policial, o funcionário, que atuava no abastecimento de tratores e máquinas da administração municipal, se dirigiu até uma oficina mecânica levando três galões no carro da prefeitura. Lá, ele pediu para deixar os recipientes no local, alegando que voltaria mais tarde para buscar o combustível.
A movimentação levantou suspeitas, e uma testemunha acionou a Secretaria de Mobilidade Urbana, que imediatamente comunicou a polícia. Os agentes foram até a oficina, onde questionaram o servidor sobre a origem do combustível e a intenção da ação.
O homem afirmou que teria recebido autorização de seus superiores para realizar o procedimento, mas essa versão foi negada por um representante da prefeitura, chamado até o local. Diante dos fatos, o servidor foi preso em flagrante pelo crime de peculato.
Em comunicado oficial, a Prefeitura de Jaú declarou que o caso será alvo de investigação interna e, caso seja confirmada a irregularidade, o funcionário responderá administrativamente por sua conduta.
“A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Governo, informa que, considerando o recebimento da recente notícia do cometimento de crime de furto de combustíveis por servidor público municipal, o caso será apurado mediante procedimento disciplinar interno, visando eventual responsabilização de cunho funcional contra o referido agente público.”