Marília terá uma extensa programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, em evento promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Serão realizadas oficinas criativas, ações de embelezamento, doações, sorteios, orientações de empreendedorismo e outras atividades no Centro Municipal de Referência da Mulher, nesta sexta-feira, das 9 às 16 horas.
“A cidade de Marília tem o privilégio de ter o Centro de Referência da Mulher, em um país onde todos os dias mulheres morrem vítimas de feminicídio e sofrem todo tipo de violência. É muito importante termos um espaço de prevenção e atendimento, além de encaminhamento para atendimento na rede. Comemoraremos no dia 8 dois anos de respeito, carinho, atenção e dedicação para com as mulheres marilienses”, afirmou a secretária de Direitos Humanos, Wania Lombardi.
O evento terá início com a abertura oficial às 9 horas. O momento contará com a participação da coordenadora operacional do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior, major Meire Andrea, que falará sobre a violência contra a mulher e outros temas relacionados ao objetivo do encontro. Após a cerimônia, às 10 horas, as atividades começam com a renovação da galeria “Mulheres Notáveis” e um café especial. A partir do horário também serão disponibilizados serviços de instituições parceiras, que ficarão disponíveis durante todo o evento.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está realizando uma oficina de skincare, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fará orientações sobre empreendedorismo e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Marília terá um balcão de atendimento especial para mulheres.
Às 11 horas está programada uma performance cultural para celebrar a diversidade e a expressão artística, apresentada pelo Grupo Jacarandá. O horário também contará com oferecimento de serviços de beleza para elevar a autoestima das participantes, disponibilizando serviços gratuitos de design de sobrancelha social, chapinha e cuidados com os cabelos.
Das 12 às 15 horas, o serviço oferecido de aromaterapia e massagem das mãos é um momento relaxante para promover o bem-estar físico e mental. Ao mesmo tempo, das 14 às 15 horas, a terapia alternativa auriculoterapia busca aliviar o estresse e desenvolver o equilíbrio energético.
Outra opção de atendimento no horário é a oficina de bijuterias com recicláveis, das 14 às 16 horas, uma atividade criativa e sustentável para explorar o potencial artístico das participantes.
O evento também terá um aspecto social de atendimento para mulheres de baixa renda, com distribuição de roupas no varal solidário e doação de absorventes para combater a pobreza menstrual. Além disso, haverá a feira de artesanato Mistura Criativa, durante toda a programação e vários sorteios de brindes.
Por fim, leia mais O Mariliense