Secretaria de Direitos Humanos apoia Projeto Recomeço para ampliar atendimento e acolhimento ao dependente químico

recomeço
recomeço

No mês de julho, com a participação inicial e cumprimentos do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, e da diretora de Serviços Administrativos da Saúde, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos mediou reunião virtual da COED (Coordenadoria Estadual de Políticas Sobre Drogas), órgão Coordenador do “Programa Recomeço” na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) com o município de Marília para, com a união entre secretarias, tratar da importância em ampliar o atendimento e acolhimento ao dependente químico.

O Programa Recomeço – uma vida sem drogas – foi instituído por meio da conjugação de ações do poder público e sociedade civil, com o objetivo de promover, articular e executar ações intersetoriais no tratamento de dependentes de álcool e outras drogas.
“A Secretaria de Direitos Humanos vem mediando diálogo e buscando parceria para a abertura de mais esta porta de entrada ao acolhimento daqueles que pretendem deixar a dependência do álcool e outras drogas em nosso município”, afirmou o secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno.

Conforme apresentação online feita por Paulo Xavier, diretor técnico da Coordenação de Políticas sobre Drogas da SEDS, “o município de Marília só tem a ganhar, tornando ação, na construção coletiva de iniciativas com as secretarias, para fortalecer ainda mais a política municipal de enfrentamento sobre o abuso de álcool e drogas. Assim se faz diagnóstico real das demandas, unindo mais a rede de apoio junto com Governo de São Paulo”.

Ressalta-se que estes serviços se destinam a adultos (homem/mulher) que voluntariamente desejem passar pelo processo de internação gratuita e são encaminhados às comunidades terapêuticas cadastradas no programa.

De acordo com a secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Zileide Bernardo, “a importância da organização deste fluxo de atendimento para nosso município é um grande ganho histórico que conta com o apoio da Secretária Wania Lombardi para aliar ações de Direitos Humanos e Saúde com assistência às famílias via CadÚnico”.

“Esta parceria entre Estado e Município poderá garantir mais acesso para o dependente químico à saúde publica, ajudando muitas famílias que sofrem por não terem condições financeiras no custo com o tratamento, como também ao próprio usuário dependente que terá condições para retomar sua vida com dignidade, não ficando vulnerável às ruas e à violência social”, enfatizou a assistente social Ilka Barbosa Ferreira, representando o Secretário da Saúde Cássio Luiz Pinto Júnior.

Haverá mais encontros entre as Secretarias para organização deste novo fluxo de atendimento e definir qual unidade de saúde será referência para o credenciamento no Programa Recomeço, abrindo oportunidade de financiamento do tratamento de dependente do álcool e outras drogas pelo Estado.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima