Secretaria da Saúde promove ação de prevenção para evitar a exposição ao benzeno em postos de combustíveis

A Prefeitura de Marília, por meio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) – órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, vem promovendo durante todo o mês de outubro ações de prevenção ao câncer relacionado ao trabalho e à mal formação dos bebês de trabalhadoras expostas ao benzeno em postos de combustíveis localizados no município.
 
O benzeno é um hidrocarboneto presente na gasolina e reconhecidamente cancerígeno para humanos (IARC Grupo 1). A exposição ocupacional de frentistas, especialmente mulheres, representa um risco aumentado para cânceres hematológicos (como leucemias) e possivelmente para câncer de mama, devido à ação do benzeno como desregulador endócrino. Além disso, há riscos para bebês (fetos) destas mulheres, se expostas ao benzeno durante o período gestacional.
 
No total, cerca de 20 postos de combustíveis vão receber, neste mês, as visitas das equipes de trabalho do Cerest de Marília. “Com a ação, esperamos conhecer o perfil das trabalhadoras frentistas, aumentar o nível de conhecimento e conscientização das trabalhadoras e empreg

Carregando...
Carregando...
adores sobre os riscos de câncer relacionado à exposição ao benzeno, estimular o diagnóstico precoce e evitar alterações fetais das gestantes que atuam no segmento e promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis”, afirma a supervisora responsável pelo Cerest de Marília, Camila Costa Ribeiro Simionato.
 
E acrescenta. “Nós estamos aproveitando as visitas para apresentar também os outros cuidados que as mulheres devem ter durante este mês, ou seja, se preocupar com o autocuidado”.
 
Para a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, a iniciativa do Cerest é extremamente válida para a conscientização do público feminino sobre a importância de se prevenir, durante o Outubro Rosa. “Com o aumento significativo da participação das mulheres no mercado de trabalho e com a crescente inserção na profissão de frentista, torna-se necessário implementar estratégias de prevenção, vigilância e promoção da saúde. Por isso, parabenizamos o Cerest pela iniciativa”, finaliza a médica e secretária municipal da saúde, Paloma Libanio.
 
Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Justiça Federal e Prefeitura alinham ação com serviços à população em situação de rua

Brasil

Bolsa mantém correção e cai 0,3% nesta quinta

Brasil

Número dos que procuram emprego há mais de 2 anos cai 17,8%, diz IBGE

Marília

Prefeitura autoriza pagamento de emendas para entidades de Marília

Brasil

Ação na Baixada Fluminense contra facção prende vereador em flagrante

Brasil

Explosão de galpão com fogos de artifício mata uma pessoa em São Paulo