Secretaria da Educação promove palestra sobre Transtorno do Espectro Autista

A Secretaria da Educação de Pompeia reuniu cerca de 60 pessoas no polo da Univesp nesta quarta (27) para uma palestra de conscientização sobre o autismo na escola. A palestra foi ministrada pelas profissionais Juliana Coneglian da Silva que é Neuropsicóloga pelo Ipecs de Rio Preto, especialista em Saúde Mental e dependência Química, e Cíntia Giseli da Silva, Psicóloga graduada pela Universidade de Marília, especialista em neuropsicologia pelo IPECS de Rio Preto e especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Ambas esclareceram assuntos importantes relacionados ao autismo e seus desafios.

Segundo o Secretário da Educação Adriano Nascimento a ideia surgiu após perceberem a necessidade de acolher as famílias para informar aos pais dos alunos autistas quais são os seus direitos e trazerem maiores informações. “Com a vinda da assistente social educacional e com a psicóloga que também trabalha na educação elas começaram a acompanhar essas crianças autistas e perceberam a necessidade de acolher as famílias e também de ter um acompanhamento mais próximo sobre a evolução dessas crianças. Até então a rede não contava com Assistente Social, Fonoaudióloga e Psicólogas, mas agora conta, então foi algo inédito”, explicou.

Carregando...

De acordo com a Psicóloga da rede Anay Gamero Costa, essa iniciativa é importante para que cada vez mais a população, familias e professores consigam integrar e fazer valer a inclusão dos alunos com autismo.

“Estamos planejando mais encontros para tratar do assunto autismo, para formação dos professores que lidam com alunos autistas. A secretaria de educação também disponibiliza atendimento educacional especializado nas escolas para alunos com dificuldades de aprendizagem”, comentou. 

Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Pompeia, conta com instrutores educacionais e auxiliares de vida escolar que estão à disposição dos alunos da rede municipal em especial quem tem filho autista ou com qualquer outro tipo de deficiência que impeça sua autonomia para atividades simples, como ir ao banheiro ou segurar o lápis.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Esportes

Palmeiras vence Santos e garante mais três pontos no Paulistão

Brasil

BC liquida Reag ligada às suspeitas de fraude no Banco Master

Brasil

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Esportes

Fluminense inicia Carioca com vitória suada sobre o Madureira

Região

Divulgado os 34 ganhadores dos vales-compra da campanha de Natal do comércio de Pompeia

Brasil

IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025