O São Paulo amargou sua segunda derrota no Campeonato Paulista na noite desta quarta-feira, em um Morumbis que presenciou mais um revés tricolor. Horas após a renúncia do presidente Julio Casares, a equipe perdeu por 3 a 2 para a Portuguesa, em partida válida pela quarta rodada do Estadual, e deixou o gramado sob intensas vaias da torcida. Os gols da Lusa foram marcados por Renê, que balançou as redes duas vezes, e Maceió, enquanto o argentino Calleri, também com dois gols, descontou para os donos da casa, que viram o camisa 9 voltar a marcar após quase um ano.
O resultado aprofunda a crise no tricolor paulista. O São Paulo estaciona nos quatro pontos e cai para a 12ª colocação na tabela do Campeonato Paulista. Por outro lado, a Portuguesa respira na competição, alcançando seis pontos e saltando para a quinta posição, provisoriamente na zona de classificação para o mata-mata.
O jogo
A partida começou com o São Paulo buscando o ataque. Aos 14 minutos, Lucas fez uma jogada individual pela área, mas o cruzamento para Ferreirinha resultou em cabeceio defendido por Bertinato. Dois minutos depois, Ferreirinha teve outra chance, mas cruzou mal. A Lusa respondeu com um chute forte de Caio Roque que passou por cima do gol.
O Tricolor teve uma grande chance de abrir o placar aos 24 minutos, com Lucca, lançado por Cédric, invadindo a área, mas finalizando por cima. Aos 29, Lucas encontrou Ferreirinha, que arrematou colocado, vendo a bola passar perto da trave. A Portuguesa também criou perigo no fim do primeiro tempo, com Gabriel Pires forçando uma defesa de Rafael, e João Vitor, no rebote do escanteio, obrigando o goleiro a fazer outra grande intervenção. Pablo Maia ainda tentou um chute colocado, defendido por Bertinato, antes do intervalo.
Segundo tempo
No início da segunda etapa, o São Paulo quase marcou, quando um cruzamento de Lucca acertou o travessão. No entanto, foi a Portuguesa quem inaugurou o marcador. João Vitor lançou pela direita, e Renê se antecipou a Tolói para empurrar a bola para o fundo da rede.
O São Paulo teve a chance de empatar aos 13 minutos, mas Calleri, debaixo da trave, errou o alvo após cruzamento de Ferreirinha. Aos 20, em cobrança de falta, Bertinato saiu mal, e Dória cabeceou, mas a zaga da Portuguesa afastou em cima da linha, com Bobadilla finalizando o rebote pela linha de fundo.
O empate tricolor veio aos 30 minutos, quando Pedro Ferreira deu um passe preciso para Calleri. O argentino invadiu a área e finalizou cruzado, sem chance para o goleiro da Portuguesa. A alegria do empate durou pouco. Um minuto depois, Nicolas cometeu pênalti em Renê, que cobrou e marcou seu segundo gol na partida.
Na reta final, aos 43 minutos, Maceió aproveitou um rebote de Rafael para marcar o terceiro da Portuguesa, selando a vitória visitante. Calleri ainda marcou de cabeça aos 45, descontando novamente para o São Paulo, mas não foi suficiente para evitar a segunda derrota no campeonato.
Próximos confrontos
São Paulo terá pela frente um clássico difícil contra o Palmeiras, pela quinta rodada do Paulista, no dia 24 de janeiro (sábado), às 18h30 (de Brasília), na Arena Barueri.
Portuguesa receberá o Guarani no dia 26 de janeiro (segunda-feira), às 20h (de Brasília), no Estádio do Canindé.
FICHA TÉCNICA
São Paulo 2 x 3 Portuguesa