São Paulo cria primeira Central de Penas e Medidas Alternativas Virtual do país

São Paulo cria primeira Central de Penas e Medidas Alternativas Virtual do país

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) criou a primeira Central de Penas e Medidas Alternativas Virtual do país. O modelo possibilita o atendimento e facilita o acompanhamento remoto das pessoas em alternativas penais, em especial a pena de prestação de serviços à comunidade, utilizando recursos tecnológicos avançados. A iniciativa da SAP, por meio da Polícia Penal, está alinhada ao programa de metas do Governo do Estado de São Paulo. A ideia foi desenvolvida pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

A pena de prestação de serviço à comunidade é uma medida restritiva de direito, alternativa à prisão, aplicada às pessoas que cometeram delitos de baixo potencial ofensivo, sem privá-los do convívio social. As pessoas que recebem em juízo a pena de prestação de serviço à comunidade e que moram em algum dos municípios atendidos pelo programa fazem um pré-cadastro online no site da SAP.

A partir do pré-cadastro, o prestador de serviço receberá, no prazo de até cinco dias úteis, um e-mail com a data e horário para acessar o link da videochamada para entrevista. Todo o trâmite é feito online, dando mais agilidade ao processo.

Após a seleção, a pessoa é direcionada para a prestação de serviço no município onde mora, de acordo com suas habilidades e capacidades. A Central Virtual faz o acompanhamento da prestação de serviço, fiscalizando se a pessoa está indo efetivamente ao local. Com isso, o Poder Judiciário tem garantias de que a pena está sendo cumprida, evitando a impunidade.

Expansão

O programa teve início com dois municípios piloto: Presidente Bernardes e Martinópolis. Após a inauguração da CPMA Virtual, foi expandido para os demais municípios, realizando articulações com o Judiciário, que tem se mostrado bastante receptivo a essa inovação.

Hoje, abrange os 16 municípios que compõem a Região Administrativa Judiciária (RAJ) de Presidente Prudente: Martinópolis, Presidente Bernardes, Bastos, Flórida Paulista, Gália, Iepê, Junqueirópolis, Lucélia, Maracaí, Mirante do Paranapanema, Pacaembu, Pompeia, Quatá, Santo Anastácio, Teodoro Sampaio e Tupi Paulista. A expectativa é expandir a iniciativa para outras Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs) do Estado, promovendo um novo modelo de execução penal que pode servir como referência em todo o país.

O post São Paulo cria primeira Central de Penas e Medidas Alternativas Virtual do país apareceu primeiro em Agência SP.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Domingo de Finados começa com chuva em São Paulo

Marília

Marília participa do lançamento da Frente Parlamentar de Juventude na Alesp

Marília

Marília tem representantes na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social

Brasil

SP: Uma pessoa morre e 40 se ferem em queda de estrutura durante festa

Brasil

Fim de semana do Dia de Finados deve levar 600 mil a cemitérios do DF

Esportes

Empate sem gols marca confronto recheado de polêmicas entre Internacional e Atlético-MG