Santa Casa de Marília promove palestras e orientações sobre prevenção e combate do câncer de próstata

A Santa Casa de Marília promove palestras e orientações sobre prevenção e combate do câncer de próstata no Novembro Azul. A abertura da campanha na unidade hospitalar filantrópica mariliense está prevista para este dia 5 de novembro (terça-feira), às 14h30, no salão de reuniões da instituição, com palestra do médico urologista da Santa Casa de Marília, Eduardo Feniman, sobre o tema “Diagnóstico e tratamento do câncer de próstata”.

No dia 27 de novembro (quarta-feira), às 10h, também no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, acontece nova palestra, desta vez com o médico urologista Guilherme Caldas, ressaltando “A importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata”.

Palestras externas na CPFL, Carino e ZDA também serão realizadas pela Santa Casa de Marília para a conscientização dos funcionários sobre a importância de fazer o exame, prevenindo ou identificando de forma precoce o câncer de próstata, aumentando assim as chances de cura.

Produção de vídeos com os médicos urologistas e pacientes que se curaram da doença para informar sobre o câncer de próstata nas redes sociais também estão previstos para acontecer.

Durante o mês de novembro, as fachadas dos prédios da avenida Vicente Ferreira, do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília estão iluminados na cor azul em alusão à campanha de prevenção de combate do câncer de próstata.

Iniciativa internacional

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro.

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Por esta razão, o Ministério da Saúde aborda, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral, incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, como é o caso da Santa Casa de Marília, seja para exames clínicos, procedimentos cirúrgicos ou tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima