Os ácidos graxos ômega 3, são gorduras boas que desempenham papéis importantes na estrutura das membranas celulares e nos processos metabólicos, além de serem necessários para manter as funções cerebrais.
Essas substâncias são essências, ou seja, precisam ser obtidas por meio da alimentação ou suplementação, causando uma ação anti-inflamatória, podendo ser utilizado para controlar os níveis de colesterol e glicemia ou prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais, além de melhorar a disposição.
Estudos revelam que os ácidos graxos presentes no ômega 3, tem um poderoso efeito anti-inflamatório, reduzindo a inflamação nas articulações, além de reduzir a pressão sanguínea, os triglicerídeos e os níveis de LDL-colesterol, prevenindo o ritmo cardíaco anormal e o desenvolvimento de placas nas artérias, reduzindo o risco de doenças relacionadas ao coração.
Existem três tipos de ômega 3: o ácido docosahexaenoico (DHA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido alfa-linolênico (ALA), que podem ser encontrados especialmente nos peixes de água salgada, como salmão, atum e sardinha, e nas sementes como chia e linhaça.
Para maiores informações, agende uma consulta com a Nutricionista Dra. Natália Colombo (CRN3 49258) na Clínica Cristo Rei, localizada na Av. Cristo Rei, 162, através do Telefone (14) 99858-2575
Por fim, leia mais O Mariliense