Rotary Club de Vera Cruz retoma programa de Intercâmbio de Jovens

Foto: Divulgação

O Rotary Club de Vera Cruz, no Distrito 4510 do Rotary International, está retomando o desenvolvimento do Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens (Yep), com a indicação de um jovem de 16 anos de idade que está disposto a participar do programa por 12 meses. Depois de quase 10 anos o clube rotário vera-cruzense está se mobilizando para retornar ao programa. “Não é uma novidade para o clube, porém, aos poucos o clube vem trabalhando para utilizar alguns programas estruturados do Rotary que serão colocados na comunidade”, disse o presidente do Rotary Club de Vera Cruz, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, que esteve reunido com a família do jovem, com os rotarianos do clube e iniciou o processo de participação ao programa.

O programa de intercâmbio do Rotary International permite que jovens de 15 a 17 anos morem com famílias anfitriãs em um país estrangeiro por um ano letivo, estudando em escolas locais e experimentando uma nova cultura, em troca de a família receber um estudante estrangeiro no Brasil. O processo de intercâmbio envolve a indicação de um Rotary Club local, a participação em um processo seletivo com provas e entrevistas, o pagamento de taxas administrativas e o cumprimento dos requisitos do programa, como bom desempenho escolar e adaptação cultural. “Para fazer parte do programa o jovem precisa ter entre 15 e 17 anos (18 anos incompletos); ter bom desempenho escolar; ser atuante na comunidade e ter qualidades como facilidade de adaptação e disposição para desafios e ser patrocinado por um Rotary Club local”, explicou a professora Sônia Regina Cappi Janini, que está como oficial/conselheira do Rotary Club de Vera Cruz na atual gestão. “Considero importante nosso retorno ao programa, afinal, o intercâmbio internacional de jovens é benéfico para todos”, falou a rotariana.

Esta semana os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Vera Cruz estiveram participando da reunião do Rotary Club de Garça Real, trocando experiências para que os dois clubes promovam o intercâmbio ainda nesta gestão. “Os programas do Rotary, que não são apenas para nossos associados, ajudam a capacitar a próxima geração de líderes, contribuindo para um mundo melhor e fazem da paz uma prioridade”, disse a presidente do Rotary Club de Garça Real, a policial civil, Elaine de Oliveira Cândido, que também patrocinará um intercâmbio na atual gestão. “Este programa é um dos principais projetos do Rotary International”, disse a dirigente de Garça. “Desde a década de 20, o Rotary International tem mandado jovens mundo afora para experimentar novas culturas e em nossa região há 50 anos que realizamos este programa”, falou. “Todos os anos, milhares de estudantes do ensino médio são patrocinados por Rotary Clubs no mundo todo, envolvendo mais de 100 países”, ressaltou Elaine de Oliveira Cândido.

Márcio Cavalca Medeiros explica que uma das vantagens de um clube rotário patrocinar um jovem para o Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens é de se relacionar internacionalmente com outros distritos e clubes, bem como fortalecer internacionalidade da organização mundial. “Através do programa, transformamos a vida do jovem, nos relacionamos com outros países e podemos promover programas de subsidio global, bem como provamos para a humanidade de que a paz e a compreensão mundiais são possíveis”, disse o presidente do Rotary Club de Vera Cruz, que já esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12. “Esse programa é um diferencial de nossa organização”, afirmou.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Esportes

Pompeia passa por Iepê e fará final da Copa CIVAP 2025 contra Assis

Marília

Corrida: Etapa Maxxi da FutRun continua com inscrições abertas

Região

Administração Diogo e Carlos entrega novo prédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Região

Rotary Club de Vera Cruz retoma programa de Intercâmbio de Jovens

Marília

Idoso de 84 anos morre após ser atropelado em faixa de pedestres em Marília

Brasil

Acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA será assinado no dia 16