A deputada federal Rosana Valle (PL/SP) participou, nesta segunda-feira (9), de uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, para apresentar as principais demandas da área da saúde da Baixada Santista. A boa notícia para os moradores da região é que o governo do estado garantiu um importante avanço: mais 100 leitos do SUS para a Baixada Santista, para os hospitais de Peruíbe e Bertioga, ampliando o acesso a atendimentos hospitalares em toda a região.
Durante a reunião, a parlamentar destacou a urgência do custeio para o funcionamento do Hospital Municipal de Peruíbe, cuja obra foi finalizada, mas que ainda não pôde ser aberto ao público devido à falta de recursos para montagem e operação da unidade.
“Trabalhamos muito para que o Hospital de Peruíbe saísse do papel, e agora nosso esforço é para que ele possa funcionar plenamente e atender a população que tanto precisa. Essa estrutura é essencial para a cidade, e estamos batalhando junto ao Governo do Estado para garantir o custeio”, afirmou Rosana Valle.
O hospital de Peruíbe é um equipamento fundamental para a cidade e sua abertura será muito importante para o atendimento à saúde no litoral sul.
Outro hospital que também caminha para receber custeio do Estado é o Hospital de Bertioga, que também foi citado como prioridade na reunião. Segundo o secretário Eleuses Paiva, há um esforço por parte do governador Tarcísio de Freitas para colocar a saúde como pauta central da gestão.
“O governador Tarcísio tem priorizado a saúde em todo o estado. Com isso, ele tem tentando ampliar o número de leitos para os moradores da baixada santista.”, afirmou o secretário.
A deputada também tratou da situação do Hospital Santo Amaro, no Guarujá, a unidade que mais realiza internações pelo SUS em toda a Região Metropolitana da Baixada Santista. A instituição, que é a única da cidade com atendimento 100% SUS, vem enfrentando dificuldades financeiras diante da crescente demanda por serviços.
Rosana pediu que o Estado considere incluir o hospital no pacote de custeios estaduais, para que ele possa manter e até ampliar a qualidade do atendimento prestado. O secretário se comprometeu a avaliar os dados e buscar alternativas viáveis.
“O Hospital Santo Amaro é um pilar do SUS no Guarujá. É inaceitável que uma unidade tão importante tenha que operar no limite. Por isso, estamos em busca de apoio financeiro permanente do Estado”, reforçou a deputada.
Participou da reunião também o diretor-presidente da Associação Santamarense de Beneficência do Guarujá, mantenedora do Hospital Santo Amaro, Urbano Bahamonde Manso, que apresentou dados e argumentos que reforçam a necessidade de recursos para garantir o funcionamento da unidade.
Ainda nesta semana, o governador Tarcísio de Freitas deve vir à Baixada Santista para fazer esse e outros anúncios relevantes para a região.