RIC Ambiental reafirma compromisso com Marília e defende sua atuação responsável no saneamento

A RIC Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário de Marília, reafirma que vem cumprindo rigorosamente todas as obrigações previstas no contrato de concessão. A concessionária destaca que o contrato foi firmado após um processo licitatório sério que durou um ano e meio, seguindo o Edital publicado pela municipalidade, que perseguiu todos os trâmites legais, com regras claras para execução do serviço, investimentos, prazos e definição das tarifas. Foi um processo aberto ao qual compareceu uma dezena de empresas interessadas que discutiram pormenorizadamente as novidades da Lei Federal n° 14.133/21, destinada a licitações e contratos. Nisto foi incluída a interveniência do Tribunal de Contas do Estado de SP que aprimorou e aprovou a redação final editalícia.

A RIC Ambiental também ressalta que, desde o início da intervenção municipal, nunca foi chamada para dialogar com a Gestão Municipal. Diante do decreto anunciado hoje, que ainda será publicado, a diretoria e o departamento jurídico da concessionária realizarão uma análise detalhada do documento e irão definir as medidas cabíveis para garantir o cumprimento do contrato e a segurança jurídica da concessão.

Investimentos estruturais e resultados concretos

Em apenas um ano de atuação, e apesar dos riscos de perdas financeiras impostos pelo Decreto de Intervenção da Prefeitura, a RIC Ambiental promoveu uma série de ações estruturais que impactam diretamente a capacidade do abastecimento de água em Marília:
• Poço PG-04 (Palmital): a modernização dos equipamentos elevou a capacidade para mais de 300 mil litros/hora, beneficiando bairros como Palmital, Prolongamento Palmital, Jardim Lavínia, Fernando Mauro e Vila Nova.
• Poço PSG-02 (Águas do Norte): a revitalização, com seu aprofundamento, aumentou a produção em 90 mil litros/hora, reforçando o abastecimento da Zona Leste e região do aeroporto.
• Poço PG-08 (Distrito de Lácio): em fase final de obras, alcança o Aquífero Guarani e incrementará o fornecimento de água com mais de 220 mil litros/hora.
• Poço PG-09 (Figueirinha): a perfuração está avançada; a capacidade estimada de 250 mil litros/hora reforçará o abastecimento da Zona Norte.
• Reservatório R-16: sua recuperação estrutural eliminou perdas estimadas de 50 mil litros/hora, garantindo maior segurança hídrica.

Além dos poços e reservatórios, a concessionária está revitalizando as Estações de Tratamento de Água (ETA Peixe e ETA Cascata), substituiu bombas e boosters estratégicos e realizou melhorias nas Estações Elevatórias de Esgoto e na rede coletora. Todas essas ações visam universalizar o serviço de esgoto, reduzir perdas de água e garantir mais regularidade no abastecimento.

Qualidade no atendimento à população

A RIC Ambiental também prioriza a qualidade e a agilidade no atendimento aos clientes. Equipes treinadas e canais de comunicação eficientes garantem que demandas sejam atendidas rapidamente, minimizando impactos à população. O monitoramento constante permite identificar problemas e solucioná-los de forma ágil, refletindo diretamente na satisfação dos clientes.

Redução de tarifas e sustentabilidade financeira

A concessionária promoveu redução real de 9,1% nas tarifas de água e esgoto, mantendo valores para a população entre os mais baixos do Estado de São Paulo. Na faixa residencial de 0 a 5 m³, a tarifa de água caiu de R$ 20,29 para R$ 18,47, e a de esgoto de R$ 15,22 para R$ 13,85. A RIC Ambiental atua por sua própria conta e risco, sem aporte de recursos municipais, sendo remunerada exclusivamente pelas tarifas pagas pelos clientes.

Responsabilidade, transparência e compromisso com Marília

Formada pela união de três empresas com quase 150 anos de experiência em saneamento: Replan Saneamento e Obras, INFRA Engenharia e Consultoria e CTL Engenharia, a RIC Ambiental segue honrando o contrato com seriedade, responsabilidade e foco no essencial: garantir água, saneamento de qualidade e atendimento eficiente à população.

A concessionária destaca que permanecerá operando normalmente, nos estritos termos legais e contratuais, assegurando a continuidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, sempre com segurança, qualidade e responsabilidade.

Afirma também que seguirá trabalhando com o compromisso de transformar realidades, construindo soluções duradouras e não medirá esforços para garantir a segurança hídrica e a qualidade de vida em Marília, independentemente de pressões políticas ou equívocos sobre a concessão.

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