RIC Ambiental conscientiza sobre causas de alterações no aspecto da água e reforça compromisso com a qualidade em Marília

Em algumas situações específicas, como após intervenções na rede de abastecimento ou durante a operação de poços, moradores de Marília podem notar alterações estéticas na água que chega às torneiras, como aparência turva, tom esbranquiçado ou sensação “lisa” ao toque. Essas mudanças têm explicações técnicas, são temporárias e não comprometem a qualidade da água nem oferecem risco à saúde.

Responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, a RIC Ambiental destaca os fatores que podem gerar essas ocorrências e explica as medidas regulares que garantem a qualidade da água distribuída.

Água esbranquiçada? Pode ser apenas ar dissolvido

Mesmo causando um estranhamento à primeira vista, o aspecto de água que parece levemente esbranquiçada não é motivo de preocupação. O fenômeno está relacionado à presença de microbolhas de ar dissolvidas na água, geralmente após aumento de pressão nos encanamentos, situação comum depois de manutenções (reparos) ou ajustes operacionais na rede de distribuição. Ao abrir a torneira, essas bolhas se desprendem e formam um aspecto visual temporário.

Para verificar se é apenas ar, basta encher um copo com essa água e deixá-lo em repouso por alguns segundos. Se a coloração branca desaparecer de baixo para cima, é sinal de que o ar está se dissipando e a água voltará à transparência em instantes.

Sensação lisa na água pode estar relacionada ao pH elevado

Quando a água apresenta textura mais “lisa”, a explicação geralmente está no pH elevado — característica comum em águas subterrâneas captadas nos aquíferos Guarani e Serra Geral, presentes no sistema de captação de Marília. Por serem mais alcalinas e ricas em minerais, essa água pode causar uma sensação diferente ao toque, mas segue os padrões de potabilidade exigidos pelos órgãos reguladores, sem nenhum impacto à saúde.

A concessionária realiza análises rotineiras em todos os poços e também em novos poços, assim que são perfurados. Quando necessário, implanta sistemas de correção do pH utilizando gás carbônico (CO₂). No entanto, essas ações de correção exigem instalações e intervenções específicas, o que pode estender o tempo para a completa adequação em alguns pontos da cidade.

Turbidez pode ocorrer após manutenções na rede

Já o aspecto “turvo” da água, costuma ocorrer após manutenções na rede de distribuição. Com a interrupção e religamento do sistema, sedimentos acumulados nas tubulações podem se desprender, alterando temporariamente a aparência da água. Esse fenômeno é passageiro e não está relacionado à contaminação, mas, se persistir, a população pode acionar a equipe técnica da RIC Ambiental para avaliação e realização de descargas na rede, quando necessário.

“Variações nos parâmetros da água, que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como sabor, odor, cor, textura e aparência, podem acontecer eventualmente e são resultado de fatores operacionais identificáveis. Nenhuma delas representa risco à saúde da população. Estamos sempre monitorando a qualidade da água distribuída e, quando necessário, atuamos de forma rápida para garantir a segurança e a transparência em todo o processo”, destaca Denise Alves, química responsável e supervisora de Tratamento de Água da RIC Ambiental.

Padrão de Qualidade

A qualidade da água em Marília é assegurada por um rigoroso controle tecnológico e laboratorial. As análises seguem todos os parâmetros definidos pelos órgãos reguladores e são divulgadas no Relatório Anual da Qualidade da Água, disponível nesse link: https://ricambiental.com.br/relatorio-anual-da-agua/.
Entre os indicadores monitorados estão turbidez, cor, cloro residual livre, fluoreto, coliformes totais e termotolerantes — todos fundamentais para garantir segurança e potabilidade adequadas.

A RIC Ambiental atua com base na transparência, na responsabilidade técnica e no compromisso com a saúde da população, com o objetivo de garantir um abastecimento seguro, contínuo e com qualidade reconhecida.Sempre que houver dúvidas ou percepções diferentes na água, a população pode acionar os canais de atendimento da concessionária pelo telefone ou WhatsApp (14) 3434-0220, que está preparada para receber os relatos, investigar cada caso e adotar as providências necessárias.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Veja também...

a4b976cf0ba89815a3258b668781a638
0301020a86af7986c4f1ff0db3719d0d
4a8d695c9ad6fc4b849abc8e5f3a6e42
ok
21-07 Avenida Brasil recebe pavimentação e reforça compromisso da Codemar com o desenvolvimento de Marília4
Salão de SP (9)c2
DINHEIRO NA CUECA
VINICIUS ESCOLA FIRENZE
53b66a5e8012401559c3e2d6dd3257cd
Rolar para cima