RIC Ambiental acompanha de perto o incidente no sistema de abastecimento de água em Marília

Daem
Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília

Na manhã de domingo (8), um incidente na estação elevatória de água do sistema de abastecimento do Rio do Peixe (2º recalque do Sistema ETA Peixe, como é conhecido) comprometeu o funcionamento do mais importante sistema produtor de água de Marília. O incêndio que atingiu os transformadores e os painéis elétricos responsáveis pela operação das bombas da estação elevatória de água, ocorreu na véspera do início dos serviços da Concessionária e em um momento crítico de seca, quando a demanda por água é elevada. O Sistema ETA Peixe, responsável por cerca de 50% do fornecimento de água potável da cidade, teve suas operações temporariamente interrompidas.

A atuação imediata do Corpo de Bombeiros, das equipes dos sistemas de abastecimento, manutenção e manutenção elétrica do DAEM, com apoio incondicional da CPFL, evitou maiores danos, garantindo a segurança e o controle da situação. Os representantes da RIC Ambiental, presentes durante todo o dia no local, acompanharam os trabalhos, assumindo o compromisso de auxiliar com ações imediatas para restabelecer o abastecimento e minimizar os impactos à população.

A RIC Ambiental está comprometida a adotar medidas imediatas, com a substituição de todos os equipamentos danificados, a eliminação de riscos no entorno dos transformadores e o aluguel de caminhões-pipa para atender os serviços essenciais, como hospitais, escolas, UPAs e residências com necessidades médicas especiais.

O 2º recalque é composto por três bombas de água (duas operam juntas constantemente e a terceira é acionada em caso de falha em uma das duas) e três transformadores de energia. O fogo ocorreu no painel de controle da cabine primária da bomba B-2 e comprometeu todos os cabos e ao menos um transformador. Para minimizar o impacto, ainda na tarde de domingo o cabeamento da bomba reserva foi substituído e um dos transformadores, que não sofreu danos severos, foi colocado em condições de funcionamento, restabelecendo a operação de ao menos uma bomba (50% da capacidade do sistema de recalque da ETA Peixe).  As equipes trabalham agora na troca do cabeamento da segunda bomba da operação e, assim que o procedimento for concluído, será testada a capacidade funcional do segundo transformador para restabelecimento da operação integral desse sistema, voltando a fornecer água à região afetada, normalizando o abastecimento. A expectativa é que isso ocorra até o final desta segunda-feira (9).

A RIC Ambiental chega com o compromisso de garantir a segurança e a continuidade do serviço para o bem-estar da população, com transparência e agilidade para resolver situações emergenciais e restabelecer o abastecimento de água o mais rápido possível.

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima