Respeito, por Ana Glaucia Lima

Olá, pessoal, como vocês estão? Espero que estejam bem e que tenhamos uma ótima semana!

Quero pensar com vocês hoje sobre essa “palavrinha”; RESPEITO

Segundo a etimologia, “respeito” é oriundo do latim respectus que significa “olhar outra vez”. Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.

Pensando assim, precisamos, inclusive, falar sobre empatia para falarmos sobre respeito.

Há alguns dias atrás, saiu na mídia algumas jovens debochando de uma colega de sala devido sua idade e insinuando que era “muito velha” para estar cursando a faculdade.

Houve uma comoção entre muitas pessoas em repudiar tal fato e acolher a mulher que sofreu esse preconceito. Isso foi incrível e nos mostrou que muitas pessoas conseguem exercer a empatia e o respeito.

Mas, a tristeza que pode causar uma atitude dessa, é imensurável. As consequências emocionais e psicológicas de atos como esse, com grande exposição, inclusive, podem emergir no indivíduo crenças muito destrutivas.

Infelizmente temos visto vários comportamentos dessa natureza em jovens que se acham no direito de “dizer o que pensam e expressar suas opiniões em um mundo de liberdade e lugar de fala”, sem pensar nas consequências.

Pessoas públicas e não públicas têm demonstrado tais comportamentos que precisamos rever e repensar.

Existe um limite entre expressarmos nossa opinião e sermos rudes e arrogantes. Precisamos tomar cuidado com os excessos e com nossa maneira de pensar. Precisamos, urgentemente, rever conceitos e pensamentos.

Quero hoje te levar a pensar sobre nossos comportamentos, o que precisamos rever e mudar e como podemos exercer influência nesse mundo que está ficando, cada vez mais, sem limites.

Ótima reflexão e semana pra todos nós!

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima